10/04/2016 15h00 - Atualizado em 11/07/2016 15h19

Maior evento de cafeicultura de conilon do ES será na sexta (13)

Apresentar e discutir tecnologias, manejo de irrigação, políticas públicas sustentáveis para a convivência com a seca, colheita mecanizada, mercado e qualidade. Com este objetivo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Prefeitura de Nova Venécia e várias outras instituições, realiza o VIII Noroeste Café Conilon, o IX Lançamento do Início da Colheita do Café Conilon e a Campanha pela Melhoria da Qualidade do Café do Espírito Santo.

O evento será realizado na próxima sexta-feira (13) na propriedade do cafeicultor Luciano Zanotti em Nova Venécia, norte do Espírito Santo. A estiagem, um tema bastante atual, norteia as discussões do início do evento. Por meio de um painel, serão debatidos o cenário climático atual e as políticas públicas sustentáveis para superação da crise hídrica.

O chefe da equipe de meteorologia do Incaper, José Geraldo Ferreira da Silva, abre as discussões apresentando informações sobre o cenário climático do Espírito Santo e seus efeitos para a cafeicultura de conilon. O manejo da irrigação em condições de escassez de água e as políticas públicas para reservação de água no Espírito Santo são outros temas abordados no painel mediado pelo Secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto.

Após as discussões técnicas, haverá o pronunciamento das autoridades na XI Campanha de Melhoria da Qualidade do Café do Espírito Santo e, como já é tradição, será realizada a colheita simbólica marcando o início da colheita do Conilon no Estado. À tarde, será ministrada uma palestra sobre mercado de café conilon. Em seguida, será realizado o dia de campo, com a participação efetiva de técnicos e pesquisadores do Incaper. As tecnologias serão apresentadas em três estações: práticas sustentáveis para a produção de café conilon; produção de café conilon de qualidade; mecanização da colheita de café conilon.

“Estes são eventos históricos no calendário da cafeicultura capixaba, e sempre foram marcados pela divulgação de tecnologias, como o lançamento de novas variedades e a poda programada de ciclo; e marcados, também, pela divulgação de programas como o de renovação e de revigoramento de lavouras. Este ano, as discussões estão voltadas para as alternativas visando a minimizar os efeitos da seca. O Incaper está atento e sensível à realidade dos cafeicultores de base familiar, que vivenciam um dos maiores problemas da história da cafeicultura do conilon por conta da seca, das altas temperaturas e da grande insolação. O foco é numa cafeicultura mais sustentável: economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta”, disse Romário Gava Ferrão, pesquisador do Incaper e coordenador do Programa Estadual de Cafeicultura.

Realização e apoio:

O evento é realizado pelo Incaper, pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo (Seag), em parceria com a Prefeitura de Nova Venécia. Apoio: Federação de Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel da Palha (Cooabriel), Sicoob, Cooperativa Agropecuária do Norte do Espírito Santo (Veneza), Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf), Coordenação Universitária Norte do Espírito Santo/Universidade Federal do Espírito Santo (Ceunes/Ufes), Grupo Técnico de Café Conilon (Gtec Café Conilon), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea ES), Consórcio Pesquisa Café, Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos (SEEA), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi), Hydra Irrigações, Case New Holland - CNH Industrial, Miac.

Serviço:

VIII Noroeste Café Conilon

IX Lançamento do Início da Colheita do Café Conilon

Campanha pela Melhoria da Qualidade do Café do Espírito Santo

Data: Sexta-feira, 13 de Maio de 2016

Hora: 8h

Local: Propriedade do Sr. Luciano Zanotti. Fazenda Unida, Córrego do Cristal, Santo Antônio do XV. Nova Venécia, ES.

 

Programação:

 

8h – Recepção, inscrição e café

 

9h – Abertura

 

9h10 às 11h – Painel de debate: Cenário climático atual e políticas sustentáveis para superação

Moderador: Octaciano Neto, Secretário de Estado da Agricultura do Espírito Santo.

- Cenário climático no Espírito Santo e seus efeitos para a cafeicultura de conilon: Dr. José Geraldo Ferreira da Silva, pesquisador do Incaper e coordenador do setor de climatologia do Incaper.

- Manejo de irrigação em condições de escassez de água: Elídio Gama Torenzani, engenheiro agrônomo especialista em irrigação, diretor da Hydra Irrigação Ltda.

- Políticas públicas para reservação de água no Espírito Santo: Maurício Freixo Pogian, engenheiro ambiental, gerente de sustentabilidade da Seag.

- Debate

 

11h – Pronunciamento das autoridades

 

12h – Solenidade de colheita simbólica do Início da Colheita do Café Conilon 2016

 

12h30 – Almoço

 

13h30 às 14h – Palestra - Mercado de café conilon: Marcus Magalhães, administrador de empresas, especialista em comércio exterior e mercado de café.

 

14h30 às 16h – Dia de Campo

- Estação 1 – Práticas sustentáveis para produção de café conilon: Dr. Romário Gava Ferrão, pesquisador do Incaper e coordenador do programa estadual de cafeicultura; João Luís Perinni, extensionista do Incaper.

- Estação 2 – Produção de café conilon de qualidade: Fabiano Tristão Alixandre, engenheiro agrônomo, extensionista do Incaper; Isaac Bento Caser Venturim, produtor de café conilon de qualidade.

- Estação 3 – Mecanização d colheita de café conilon: José Antonio Lani, pesquisador do Incaper; Maurício Infantini (Case New Holland – CNH), Luís Antônio Vizeu (Miac).

 

16h – Encerramento.

 

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard