20/10/2016 14h16 - Atualizado em 20/10/2016 14h18

Esesp : gestores de RH dão sequência à formação

Servidores públicos que atuam nos setores de Recursos Humanos em diversos órgãos do Estado realizaram, na segunda (17) e na terça-feira (18), o segundo módulo do curso “Formação Inicial de Gestores de RH”. Nesta fase, os participantes trabalharam os temas ‘Comportamento Humano nas Organizações’ e ‘Cultura e Poder’.

A Capacitação foi realizada pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) em parceria com a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). O objetivo foi disseminar conhecimentos fundamentais entre os profissionais da área, destacando sua importância para o desenvolvimento das organizações públicas.

As aulas contaram com a condução dos docentes Peter Altoé e Denise Lemos, que são credenciados da Esesp. De acordo com eles, toda a proposta foi pensada com base nas necessidades da Seger. “O curso foi desenvolvido para os participantes de forma totalmente ‘customizada'. Isso proporcionou um envolvimento efetivo de todos”, declarou Denise.

Os encontros foram divididos em duas partes. No primeiro momento, ocorreu a abordagem das mudanças na relação com o trabalho e impactos para o profissional de RH, das táticas comportamentais como empatia e escuta ativa visando lidar com as diferenças no ambiente organizacional e os desafios e táticas para lidar com a diversidade de gerações, entre outros.

Na segunda parte, foram debatidos os desafios para lidar com a temática ligada a cultura, poder, autoridade e influência no serviço público, assim como táticas para gerir conflitos e buscar um posicionamento mais assertivo. “A proposta é instrumentalizar os profissionais de RH para serem cada vez mais estratégicos em suas funções e, dessa forma, provocar uma nova cultura de liderança e gestão de pessoas no serviço público”, completou Peter.

A formação

Composta por quatro módulos, a formação foi iniciada em setembro deste ano, quando os temas ‘Ética e Responsabilidade’, ‘O Papel da área e o Profissional de RH’ e ‘Comunicação nas organizações’ pautaram os encontros. As aulas foram ministradas pelas docentes Hildineia Patrício e Tânia Telles.

A proposta prevê, ainda, outros dois módulos: Gestão por Processos e Legislação Trabalhista no Regime Geral e no Público; e Avaliação de Desempenho e Aprendizagem e Educação Corporativa. A ação será encerrada com a realização de estudos de caso para fixação do conteúdo e discussões.

Segundo a gerente de Carreiras e Desenvolvimento do Servidor da Seger, Heyde Lemos, essa qualificação deve ser entendida como um dos componentes da estratégia de governo para profissionalizar os servidores públicos estaduais, gerando resultados positivos para as organizações e, consequentemente, para a sociedade.

“Para enfrentar os desafios nesses novos tempos, o setor público precisa de equipes alinhadas às novas estratégias, onde as entregas de serviços e produtos estejam pautadas em efetividade. Para tanto, essas mesmas equipes devem ser bem preparadas para lidar com as constantes mudanças”, disse.

A previsão é que a primeira turma conclua a capacitação na primeira quinzena de dezembro.

Renan Correia Chagas

renan.chagas@esesp.es.gov.br