17/10/2016 17h45 - Atualizado em 17/10/2016 17h46

Encontro discute potencialidades de infraestrutura e logística

“Temos 450 km de frente para o mar e as ‘costas’ para o centro do Brasil. Estamos estrategicamente localizados. O Espírito Santo é a solução, não o problema”. Com essa frase, o vice-presidente do ES em Ação, Wagner Chieppe, abriu o encontro “Infraestrutura e Logística em pauta: a vocação capixaba e os desafios da atividade portuária”.

O evento, realizado pelo ES em Ação, com Apoio Institucional do Porto de Vitória e do Governo do Estado, aconteceu nesta segunda-feira (17), em Vitória. Na plateia, estiveram empresários, autoridades locais e nacionais, além de representantes de organizações empresariais.

Ao longo da programação, houve palestras e debates sobre as potencialidades e os desafios logísticos, aduaneiros, tributários e ambientais para tornar o setor de logística e de transportes capixaba mais competitivo, de forma a atrair e viabilizar a implantação de investimentos de forma mais eficiente e menos burocrática.

Entre os temas abordados estavam: o projeto da Ferrovia EF 118; a implantação de Zonas de Processamento de Exportações (ZPEs) no país e o conceito de administração portuária empreendedora no Brasil.

O governador Paulo Hartung participou da abertura do encontro, que contou com as presenças do ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas; do subsecretário de Transportes do Rio de Janeiro, Delmo Pinho; do conselheiro ouvidor do Conselho Nacional de Justiça, Luiz Claudio Allemand; e do senador Ricardo Ferraço.

“Estamos vivendo mudanças importantes na logística de nosso país. Temos um potencial enorme neste setor, mas convivemos com oportunidades e desafios. O fim do Fundap (Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias) sem uma regra de transição teve um papel desorganizador de grande impacto. Em um momento oportuno, junto com a bancada federal, vamos conversar com o Governo Federal, pois desarticulou um arranjo produtivo importante. Queremos apoio da União na modernização de nossa infraestrutura como contrapartida e instrumento de competitividade”, destacou Hartung.

No encontro, o secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, apresentou as oportunidades e os desafios da infraestrutura capixaba. “Precisamos de uma agenda junto ao Governo Federal que, de fato, garanta bons arranjos regulatórios e financeiros para atrair investimentos”, ressaltou.

Assessoria de Comunicação da Sedes:

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537 manuella.romeiro@sedes.es.gov.br

Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824 marco.magalhaes@sedes.es.gov.br