11/04/2016 16h00 - Atualizado em 11/07/2016 15h38

Cursos do Ocupação Social iniciam aulas em Nova Rosa da Penha

Em seu primeiro dia de aula, Tiago Alencar da Silva, 19 anos, já mentaliza as conquistas que virão passos após concluir o curso de operador de computador. “Sempre busco estar atualizado, e sei que tenho muito a aprender com esse curso”, diz o jovem morador de Nova Rosa da Penha, em Cariacica, o primeiro dos 25 bairros do Ocupação Social que vão receber os cursos de qualificação do Senai-ES, oferecidos em parceria com o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas (Seae).

As aulas de operador de computador começaram nesta segunda-feira (11), junto com as aulas de eletricista instalador predial de baixa tensão. Enquanto os alunos do primeiro curso estudam na EEEFM Zaira Manhães de Andrade, com toda infraestrutura necessária disponível no caminhão adaptado pelo Senai-ES e estacionado na Praça Nova Rosa da Penha, os jovens da outra turma estudam na EEEFM Teotônio Brandão Vilela, no horário noturno. E a partir do dia 25 começam as aulas do curso de panificação, na antiga creche Dom João Batista Motta e Albuquerque, que está sendo reformada pela comunidade.

“O envolvimento dos moradores do bairro foi fundamental para que a gente conseguisse ofertar as 74 vagas nas cinco turmas abertas para a região. Os cursos ofertados pelo Senai-ES buscam atender às necessidades desses jovens. Por isso nos preocupamos em levar as aulas até eles e com oportunidades que sejam do interesse desses moradores”, explicou a secretária de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas, em exercício, Gabriela Lacerda.

 Parceria

Os cursos fazem parte do programa Ocupação Social, desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com os poderes públicos, os moradores dos 25 bairros envolvidos e sociedade civil, incluindo instituições sociais e religiosas, empresários e associações.

“Nosso principal objetivo é priorizar quem mais precisa, e hoje sabemos que essas pessoas são jovens, com idade entre 15 e 24 anos, moradores dessas áreas de maior vulnerabilidade social e de concentração histórica de homicídios. Eles estão nessa situação há anos e algo deve ser feito para que a gente consiga quebrar esse círculo vicioso de desigualdade, onde violência, baixa escolaridade e baixa renda estão diretamente conectados. São os jovens quem mais morrem, saem cedo da escola e não conseguem emprego. E por isso que o Ocupação Social vai priorizar educação e renda, para que esse círculo seja interrompido com novas oportunidades”, ressaltou a secretária Gabriela Lacerda.

Cursos

A próxima etapa, agora, é abrir no mês de maio mais vagas e cursos para outros quatro bairros do Ocupação Social, todos na Grande Vitória: Santa Rita e São Torquato, em Vila Velha; e Feu Rosa e Vila Nova de Colares, na Serra. As vagas serão destinadas, principalmente, aos moradores desses bairros, em especial aos jovens com idades entre 16 e 24 anos.

O Senai-ES oferecerá opções de formação de acordo com a demanda local. As opções estão dentro de cinco áreas possíveis de estudo, com duração máxima de 400 horas/aula. Há formação prevista para as áreas de Construção Civil, Alimentos e Bebidas, Gestão, Automotiva e Tecnologia da Informação.

 

 

Informação à Imprensa:

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado Extraordinária de Ações Estratégicas – Seae

Maurílio Mendonça

Tel.: (27) 3636-1162 / 1214 / (27) 98868-2118

E-mail.: seae.comunicacao@gmail.com / maurilio.gomes@seae.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard