17/10/2016 16h10 - Atualizado em 17/10/2016 16h11

Curso aborda uso dos indicadores na Polícia Civil

A elaboração, análise e o uso de indicadores como ferramentas de gestão estão sendo abordados durante o 5º módulo do curso “Qualificação da Investigação e Melhoria no Atendimento”, da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES). A formação é realizada em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

Os encontros desta nova etapa foram iniciados na manhã desta segunda-feira (17) e seguem até sexta-feira (21), sob o comando do docente Pablo Lira. Participam membros das Delegacias Regionais e Distritos Policiais da Superintendência de Polícia Regional Metropolitana (SPRM).

O superintendente de Polícia Regional Metropolitana, delegado Cláudio Victor, participou do momento de abertura do curso. “Damos início a um importante debate sobre o uso dos indicadores. Eles facilitam o que vamos fazer em termos de procedimentos, investigação e identificação de autores, por exemplo. Essa parceria com a Esesp trará resultados positivos em breve”, afirmou.

Ao longo da semana, os cursistas conhecerão melhor sobre a relevância do levantamento de dados para nortear os projetos e ações desenvolvidas pela PCES. De acordo com Pablo Lira, esse módulo foi pensado para disponibilizar as informações necessárias aos participantes, permitindo a eles enxergarem a utilização dessas informações como uma importante ferramenta de trabalho.

“É muito importante que a Polícia Civil, enquanto agência de segurança pública vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), tenha bem claro quais são os indicadores prioritários e finalísticos que ela deve acompanhar e avaliar para aprimorar sua prestação de serviço para a população capixaba”, explicou Pablo.

Palestra de abertura

Antes do início do quarto módulo, os participantes tiveram acesso a uma palestra sobre o trabalho desenvolvido pela Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos (DRCE). A condução do bate-papo ficou sob a responsabilidade do investigador Hércules De Nadai Aranda.

Até o momento, o curso “Qualificação da Investigação e Melhoria no Atendimento” levou para discussão cinco temas: atendimento ao cidadão, sistemas de dados e informação, inteligência e estatística, investigação policial, além da elaboração e análise de indicadores. A capacitação prevê, ainda, um último módulo sobre Inovação.

Renan Correia Chagas

renan.chagas@esesp.es.gov.br