13/04/2016 15h00 - Atualizado em 11/07/2016 15h42

Conferência Estadual de ATER define ações prioritárias para o desenvolvimento da agricultura familiar

Os novos rumos da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para os próximos anos no Estado já estão definidos. As estratégias foram debatidas na 2ª Conferência Estadual de Ater, que terminou nesta terça-feira (12), na Universidade Federal do Espírito Santo. O tema deste ano foi “Ater, Agroecologia e alimentos saudáveis”.

Durante o evento, foram formuladas as ações prioritárias que serão tomadas com a finalidade de promover a universalização de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pública e a melhoria das condições de trabalho dos agricultores familiares.

“A conferência é um espaço de debate que pretende reafirmar e fortalecer a importância da participação social no processo de formulação das políticas públicas voltadas para o público rural do Estado e do país, além de discutir antigos e novos rumos da assistência técnica e extensão rural”, explicou o chefe de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Incaper, (Qual o nome dele?

Antes da Conferência Estadual também foram realizadas algumas conferências territoriais. Técnicos, autoridades municipais e agricultores familiares tiveram a oportunidade de contribuir com o cenário de assistência técnica e extensão rural no Espírito Santo, sob a coordenação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS) e da Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (DFDA).

“A nossa tarefa é dar apoio técnico para as conferências territoriais. Juntamos as contribuições de cada um e elaboramos o documento base para a conferência estadual, que indicou os novos rumos da Ater capixaba para os próximos anos”, afirmou o gerente de Agricultura Familiar do Estado e Secretário Executivo do Conselho, Luiz Carlos Leonardi Bricalli.

As conferências foram orientadas por três eixos temáticos: Sistema Nacional de ATER – fortalecimento institucional, estruturação, gestão, financiamento e participação social; ATER e políticas públicas para a agricultura familiar e formação e construção de conhecimentos de ATER.

Ao final do evento foram eleitos 21 delegados estaduais que farão parte da Conferência Nacional de ATER que será realizada em Brasília, ainda em 2016.

De acordo com o Diretor Técnico do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Lúcio Herzog Demuner, o momento foi mais um marco para a ATER. “Os extensionistas carregam a bandeira da agricultura familiar e tenho certeza que os delegados irão dar continuidade a um compromisso que vem sendo firmado com a sociedade”, disse.

O delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Josean de Castro Vieira, agradeceu pelo desempenho de todos os membros da comissão organizadora do evento, que teve como objetivo dar condições aos participantes do evento de “bem discutir e bem pensar a agricultura no Espírito Santo”.

“Somos pessoas a serviço de projetos e de sonhos. Quando o Governo Federal ouviu os movimentos sociais, foi criado o MDA como um novo desafio e, por isso, não temos dúvida alguma que é gratificante investir na assistência técnica e extensão rural”, ressalvou.

A representante dos quilombolas de Santa Leopoldina, Claudiva Alves, agradeceu aos esforços dos extensionistas que, segundo ela, buscam consolidar momentos importantes para a agricultura familiar.

“A responsabilidade dos delegados que irão para Brasília é de levar o comprometimento de que a Ater é uma política séria e suas discussões vão ao encontro de trabalhos com a alimentação saudável, com orgânicos e com ênfase na agroecologia como um caminho para o desenvolvimento do meio rural e também no meio urbano”, completou.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper