09/04/2016 12h04 - Atualizado em 11/07/2016 15h26

Beneficiários do IPAJM: requerimentos podem ser enviados via Correios

Beneficiários do IPAJM: requerimentos podem ser enviados via Correios


 Os aposentados e pensionistas, vinculados ao Regime Próprio de Previdência do Estado (Es-Previdência), e ex-servidores efetivos, que residem no interior do Estado, não precisam vir à sede do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM), em Vitória, para dar entrada em requerimentos. Isso porque este procedimento pode ser feito via Correios.

No site do Instituto www.ipajm.es.gov.br é possível encontrar todas as informações necessárias para o preenchimento de formulário de requerimento, que pode ser utilizado para solicitar, por exemplo, a revisão de aposentadoria e pensão, e a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).

 

Para ter acesso ao formulário, na página da autarquia, basta entrar na aba Serviços, que fica no Menu à direita, conforme exemplo abaixo, e em seguida clicar em Formulário de Requerimento. Depois de devidamente preenchido, o documento deve ser enviado ao IPAJM via Correios, acompanhados dos documentos que competem a cada serviço solicitado. Essa relação também pode ser visualizada no link Serviços.

“Se houver dúvidas quanto ao preenchimento do formulário, basta a pessoa entrar em contato diretamente com a Central de Atendimento (CAT) da autarquia pelo 0800-2836640, que funciona das 9 às 16h30, para sanar as dúvidas”, informa a chefe da CAT, Rosa Santos.

O IPAJM está localizado na Avenida Cezar Hilal, nº 1345, no bairro Santa Lúcia, em Vitória/ES, próximo à Secretaria de Estado de Educação (Sedu).

 

Assinatura deve ser autenticada

 

Além de ficar atento quanto à validação dos documentos, pois é necessário que sejam autenticados, o segurado também não pode se esquecer de reconhecer firma em Cartório de sua assinatura no requerimento. Esse procedimento deve ser seguido para qualquer tipo de requerimento que der entrada no Instituto.

 

Vale lembrar que os documentos que são enviados sem as devidas autenticações acarretam um atraso nas análises, uma vez que os devidos trâmites só poderão ser feitos se estes estiverem autenticados.

 

“Quando o segurado encaminha ao IPAJM documentos não autenticados gera atraso na análise do requerimento, pois é necessário que o setor responsável por conferir o pedido entre em contato com o segurado para solicitar a documentação autenticada. Dessa forma, a análise só poderá ser concluída após esses documentos chegarem ao Instituto”, ressalta a diretora Técnica do Instituto, Márcia Fiorotti.

 

Destaca-se que a Portaria nº90-R, publicada no Diário Oficial em 2013, dispõe sobre a exigência dos documentos protocolizados na autarquia serem instruídos com cópias autenticadas.

 

Cópias simples na Central de Atendimento

 

Quem optar por fazer requerimento, pessoalmente, na Central de Atendimento, não precisa entregar cópias autenticadas, apenas deverá apresentar cópias simples dos documentos, juntamente com a documentação original, para conferência dos atendentes.

 

Vale lembrar que a CAT funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h30, na própria sede da autarquia.

 

Assessoria de Comunicação do IPAJM

Carol Paixão

comunicacao@ipajm.es.gov.br

carolina.ferreira@ipajm.es.gov.br

(27) 3636-4189 / 98817-4825

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard