29/09/2016 09h45 - Atualizado em 28/09/2016 14h37

Arte coletiva com participação de alunos é destaque do Caderno D

Constelações, mega exposição de Hilal Sami Hilal, um dos mais importantes artistas plásticos do Espírito Santo, é o destaque da nova edição do Caderno D, revista de Cultura do Diário Oficial do Espírito Santo, que circula a partir desta quinta-feira (29). O principal diferencial da mostra é o envolvimento e a participação de alunos da Rede Estadual de Ensino no projeto.

Ao todo 2,5 mil estudantes contribuíram com o trabalho, que culminou com a exposição Constelações. A mostra segue em cartaz no Palácio Anchieta até o dia 06 de novembro.

Inspirada em “Noite Estrelada”, de Van Gogh, Constelações começou a ser produzida em abril deste ano. Acompanhado por uma equipe multidisciplinar, composta pela psicanalista Ruth Ferreira Bastos, o educador Laércio Ferracioli e a curadora Neuza Mendes, o artista plástico Hilal Sami Hilal promoveu workshops para os diretores e os professores de sete escolas da rede estadual de educação da Região Metropolitana de Vitória.

A proposta era discutir o afeto, a partir de uma obra de arte, e a empolgação dos adolescentes que participaram do projeto demonstra a importância desse contato com a arte para os alunos.

Outro tema de destaque do Caderno D é o vigor do Festival de Cinema de Vitória, que será realizado entre os dias 14 e 19 de novembro, no Sesc Glória, no Centro de Vitória. Em meio à crise, os organizadores tiveram que se reinventar e conseguiram recorde de inscrições para 23ª edição. A grande novidade para este ano é a Mostra Mulheres no Cinema, um reconhecimento ao protagonismo feminino no movimento audiovisual.

Vale a pena conferir ainda como a arte tem transformado a vida de detentos do sistema prisional do Estado. O incentivo da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) com a adoção de um novo modelo que valoriza o estímulo à cultura está ajudando muitos detentos a se conhecerem melhor, a descobrirem novas aptidões e até mesmo a terem uma futura profissão.

E se você acredita que histórias em quadrinhos é coisa apenas de revista, então precisa conhecer uma turma que tem feito sucesso na internet. A web HQ já é uma realidade e, segundo os produtores do ramo, tem atraído muitos adeptos. Um dos exemplos de sucesso é “Contos Estranhos”. O projeto é do roteirista Silvio Alencar, dos desenhistas Henrique Gonçalves e Manoel Moraes e da colorista e desenhista Daieny Schuttz.

O Caderno D acaba de chegar a sua 35ª edição. Para acompanhar esta e outras publicações do Caderno D, basta acessar o site http://www.dio.es.gov.br/site/caderno-d.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do DIO/ES

Lucas Monteiro - lucas.monteiro@dio.es.gov.br e Stephanie Oliveira stephanie.oliveira@dio.es.gov.br | Tel.: 27 3636-6908 / 3636-6907

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard