Saiba mais sobre os programas e projetos lançados pela Aderes

O Programa “Capacitar para Empreender” é destinado aos empreendedores que queiram inovar na gestão dos seus negócios, agregando valor aos seus produtos e serviços, além de ampliar a geração de trabalho e renda. O programa engloba outros quatro projetos específicos com metas para 2019: D’ELAS, MEI Legal, Aderes na Estrada e Qualificar para Inovar.

D’ELAS

Projeto desenvolvido com o objetivo de capacitar mulheres que se encontram fora do mercado de trabalho, em situação de vulnerabilidade social, ou que não tenham tido oportunidades de se capacitar e ter uma profissão, mas que desejem aprender um ofício e empreender. Este projeto visa o resgate da autoestima da mulher, de todas as idades e classes sociais, dando lhes oportunidade de apreender, empreender e gerar trabalho e renda, por intermédio de cursos, oficinas, capacitações e palestras.

Em parceria com o programa de educação profissional Qualificar ES, da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Sectti), serão ofertados cursos, exclusivos para mulheres, nas áreas de moda criativa, gastronomia, beleza, informática, decoração de festas, gestão de negócios e empreendedorismo.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 24 deste mês, através do site do Qualificar ES: https://qualificar.es.gov.br/. O resultado será divulgado no dia 01 de agosto, e as aulas terão início no dia 14 do mesmo mês.

MEI Legal

Destinado a profissionais já registrados como Microempreendedor Individual (MEI), ou que desejam se registrar. Por meio do projeto MEI Legal serão realizados seminários locais para o atendimento de 240 microempreendedores individuais. Um dos objetivos é esclarecer dúvidas recorrentes acerca dos direitos e deveres que esses empreendedores possuem.

Aderes na Estrada

Este projeto será realizado mediante parcerias com prefeituras, e prevê a realização de 12 mil atendimentos, levando orientações aos empreendedores por intermédio de unidades móveis. Durante o atendimento será possível esclarecer dúvidas sobre o processo de formalização para se tornar um Microempreendedor Individual (MEI), além do recebimento de auxílio para a realização das declarações anuais.

Já o programa “Inova Mercado” englobará 15 projetos ao longo de sua execução nos próximos quatro anos. O objetivo é inovar, fomentar e ampliar o mercado consumidor das micro e pequenas empresas, da economia solidária, do artesanato e da agricultura familiar, a partir da criação de novos espaços de comercialização, agregação de valor aos produtos, uso de tecnologias e mídias sociais, visando a divulgação e comercialização dos produtos e serviços.

Nesta etapa de lançamento, o programa “Inova Mercado” contará sete projetos com metas para 2019:  Cidades do Futuro; Agro Legal; Ações Integradas Ecosol; Conecta Ifes; Comunidade Criativa; Vender para Crescer e Novos Espaços de Comercialização.

Cidades do Futuro

Este projeto é composto por um conjunto de ações voltadas ao desenvolvimento social, econômico, turístico dos municípios, fortalecendo o empreendedorismo local. A primeira etapa do projeto será desenvolvida na cidade de Santa Leopoldina, na Região Serrana do Estado. Através desta iniciativa, será realizado um diagnóstico turístico do município, além da oferta de quatro cursos destinados à melhoria da qualidade do setor.

Agro Legal

Com uma gestão inovadora, o projeto Agro Legal busca o desenvolvimento das agroindústrias familiares e do empreendedorismo rural. Para o desempenho do projeto, serão realizadas quatro reuniões com o Comitê Gestor, além da criação da Câmara Técnica, e atualização do Decreto Nº 3418-R de 29 de outubro de 2013.

Ações Integradas Ecosol

Reúne ações para o fortalecimento da Economia Solidária, com previsão de 2 mil horas de consultoria em gestão financeira e administrativa, legislação e prestação de contas, com atendimento de 12 bancos comunitários. A previsão é de que 500 empreendedores sejam capacitados nas áreas de associativismo, cooperativismo, princípios da economia solidária e precificação.

Conecta Ifes

Permitirá a formalização de parcerias com os campi do Instituto Federal para o atendimento de demandas locais. Uma das metas é a capacitação de 15 famílias, do município de Montanha, na gestão da produção da carne de sol, a partir de tecnologias com foco na comercialização. Além disso, cerca de 80 mulheres da comunidade de pescadores de Piúma terão acesso à cursos na área da gastronomia e artesanato.

Comunidade Criativa

A capacitação dos empreendedores da economia criativa será feita por intermédio deste projeto, que será desenvolvido inicialmente no bairro Jesus de Nazareth, em Vitória. Pela proposta, será realizado um diagnóstico do empreendedorismo local; implantação de um programa de coleta seletiva de materiais recicláveis, além da elaboração de um Plano de Desenvolvimento do Empreendedorismo Social para a Comunidade.

“Vender para Crescer”

Busca promover a capacitação de empreendedores em mídias digitais, marketing, gestão e vendas para ampliar as oportunidades de comercialização.

“Novos espaços de comercialização e participação em feiras de artesanato, economia solidária e negócios”

Tem como objetivo divulgar o artesanato, a economia solidária e a melhoria do ambiente de negócios para empreendedores capixabas, ampliando a geração de trabalho e renda. Com participação em 25 feiras, cerca de 2 mil empreendedores deverão ser contemplados, de forma direta e indireta, com possibilidade de prospecção de mais de R$ 1,5 milhão em negócios.