21/07/2020 14h42

Webinar debate formas de amenizar impactos da pandemia no comércio exterior nesta quinta-feira (23)

O cenário econômico, oportunidades de financiamento para durante a pandemia e alternativas para investimentos direcionados às empresas de comércio exterior do Estado na retomada econômica serão alguns dos assuntos tratados no webinar “Oportunidades de financiamentos no cenário de pandemia”, com o diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Maurício Cézar Duque.

A iniciativa, promovida pelo Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Estado do Espírito Santo (Sindiex), nesta quinta-feira (23), faz parte de uma série de encontros virtuais que vêm debatendo o cenário econômico e as possibilidades de mitigação dos impactos econômicos para o segmento.

De acordo com dados do Sindiex, as importações e exportações sofreram uma queda no primeiro trimestre deste ano em relação ao primeiro trimestre do ano passado, mas já em abril e maio o setor já ensaiava uma retomada do movimento, com um aumento das atividades portuárias. Na busca por alternativas e opções financeiras para se estruturar, as empresas podem contar com o crédito do Bandes, além da atuação do banco capixaba com o Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap) já histórico no Bandes. Mais dados podem ser acessados no link: https://bit.ly/dados_comex

Fundap
O Fundap, criado em 1970, é um incentivo financeiro para apoio a empresas com sede no Espírito Santo e que realizem operações de comércio exterior tributadas com ICMS no Espírito Santo. Hoje, o Fundo tem 184 empresas registradas que representam um faturamento R$ 13,9 bilhões de reais anuais para a economia capixaba.

Por meio desse mecanismo, as empresas que realizam operações de importação pelo Fundap são habilitadas a receber financiamento de uma parcela do valor da operação por meio do Bandes, gestor financeiro do Fundo.

Soluções financeiras
Outro “braço” de atuação do banco capixaba são as linhas direcionadas tanto para investimentos em ampliação e modernização de plantas industriais, passando pelo apoio a mecanismos inovadores de produção, com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O Bandes repassa linhas que apoiam desde a aquisição de softwares até a implantação das chamadas “indústrias inteligentes”, com condições competitivas e customizadas para as necessidades dos clientes.

O evento será transmitido nesta quinta-feira (23), a partir das 9 horas, ao vivo pelo canal do Sindiex, no Youtube. Os interessados podem se inscrever pela internet.

Serviço:
Webinar “Oportunidades de financiamentos no cenário de pandemia”
Data: quinta-feira (23)
Onde: Canal do Sindiex no Youtube