16/03/2019 14h48 - Atualizado em 16/03/2019 15h14

“Viva, Piedade” leva serviços públicos, cultura e cidadania para moradores da comunidade

Foto: Ademir Ribeiro/Secom

Este sábado (16) foi marcado pela primeira ação integrada do comitê intergovernamental no Morro da Piedade, em Vitória. Os moradores da comunidade tiveram acesso a serviços públicos, apresentações culturais e ações de cidadania durante o evento chamado de “Viva, Piedade”.  Pela manhã, a abertura oficial teve a participação da Banda da Polícia Militar e da escola de samba do bairro, a Unidos da Piedade. Para dar as boas-vindas, o helicóptero da PM fez um sobrevoo na região e, lá do alto, espalhou pétalas de rosas sobre as pessoas.

Durante todo o dia foram realizados diversos atendimentos, como agendamento e encaminhamento para emissão de documentos, pré-inscrição para cursos de qualificação, assim de cadastros para programas sociais. Os moradores também participaram de oficinas de bijuterias e automaquiagem, além de atividades recreativas com p Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Guarda Municipal.

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, comemorou a iniciativa que foi uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Vitória: “Esperávamos por esse momento há algum tempo. Essa parceria certamente trará muitos frutos. Mas nada disso seria possível se não houvesse o envolvimento da comunidade desde o início de nossa gestão”, afirmou.

Segundo ela, o evento é apenas a primeira ação de muitas que serão realizadas na comunidade. “Todos sabemos e conhecemos as potencialidades e a história linda da Piedade. Nosso objetivo é proporcionar cidadania, informação e confraternização para que volte a reinar a paz, a alegria e para que seja fortalecida a cultura, pois é isso o que a comunidade merece”, ressaltou.

O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, que também esteve presente, destacou que a violência urbana não se combate apenas com ação da polícia. “A segurança é um dever do Estado e responsabilidade de todos, onde todas as instituições devem atuar e serem envolvidas para que as pessoas possam circular com dignidade por sua comunidade”, enfatizou.

O Comitê intergovernamental é comandado pela Secretaria Estadual de Direitos Humanos (SEDH) e pela Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).  O prefeito da Capital, Luciano Rezende, também acompanhou a abertura do evento. Ele afirmou que o sobrevoo do helicóptero foi uma das cenas mais bonitas que presenciou como prefeito. “Ficará guardada para sempre na memória”, disse.

O prefeito exaltou ainda a parceria com os moradores nesta ação do poder público: “Quem tem de determinar o que será feito é a própria comunidade. Enfatizo que a ação da polícia é importante, mas fundamental também é estruturar as famílias e garantir os direitos da população”, afirmou. O evento teve as presenças do secretário municipal Bruno Toledo (Semcid), além de líderes comunitários, vereadores e deputados.

Assessoria de Comunicação da Sedh
Suellen Barone / Letícia Passos