02/06/2020 15h36

Visitas seguem suspensas nas unidades prisionais no mês de junho

A Secretaria da Justiça (Sejus) decidiu manter a suspensão das visitas em todas as unidades prisionais do Estado durante o mês de junho. A medida visa a manter o controle e a prevenção do novo Coronavírus (Covid-19), após o aumento dos casos de contaminação comunitária registrados no Espírito Santo.

Desta forma, a suspensão das visitas sociais, íntimas e visitas assistidas ficam suspensas pelo prazo de 30 dias, bem como as aulas e atividades religiosas presenciais realizadas nas unidades prisionais. A suspensão inclui também o trabalho externo realizado pelos presos condenados no regime semiaberto, que utilizam o transporte público.

Desde o dia 1º de abril, as visitas estão suspensas e as unidades mantêm contato com os familiares dos internos para repassar informações, em substituição às visitas presenciais. Esse contato tem sido realizado pelo Serviço Social, seja por telefone ou por mensagens enviadas aos endereços de e-mails das unidades (https://sejus.es.gov.br/unidades-prisionais).

A medida tem o objetivo de prevenir a disseminação da doença no sistema prisional, resguardando a saúde de servidores, internos, familiares e demais pessoas que perpassam o sistema prisional capixaba.


Medidas de prevenção

A Sejus adotou diversas medidas para prevenir o contágio do Covid-19 entre internos e servidores. Entre elas está o reforço na limpeza das unidades, além dos equipamentos operacionais utilizados por servidores.

As equipes de saúde que atuam no sistema prisional receberam treinamento sobre a doença e atuam como multiplicadores, repassando informações sobre prevenção e sintomas aos internos, inspetores e demais servidores dos presídios. O uso de máscaras de proteção tem sido adotado em todas as unidades do Estado.

Todas as unidades prisionais contam com atendimento médico e celas de isolamento foram delimitadas em todas as unidades para acompanhamento dos apenados com sintomas gripais.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 98849-9664
imprensa@sejus.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard