29/12/2016 16h21

Virada do ano sem previsão de chuva no Espírito Santo

Foto: Assessoria de Comunicação/Incaper

O ano de 2016 se despede quente e ensolarado no Espírito Santo. O sábado (31) será de temperaturas elevadas e os ventos que sopram com intensidade moderada pelo litoral, podendo ocorrer algumas rajadas fortes entre o litoral sul e o da Grande Vitória. As informações são da equipe de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Ainda na noite de sábado, a massa de ar seco mantém o tempo aberto no Espírito Santo, o que mantém o abafamento durante a noite. Por esta razão, não há expectativa de chuva no momento da passagem de ano.

O primeiro dia de 2017, domingo (1º), será de sol e poucas nuvens. Quase nenhuma nuvem aparece sobre a maior parte da Região Sul e na Grande Vitória.

As temperaturas devem seguir elevadas para os próximos dias, com as máximas ficando acima dos 35 °C nas baixadas do Estado.  Nas regiões Sul e Noroeste, esses valores podem ficar próximos a 40°C. De acordo com os registros do Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper, ainda não houve recordes de temperatura neste começo de verão. As máximas temperaturas registradas no Estado ocorreram no primeiro bimestre de 2016, nas seguintes localidades: em Marilândia (42,3 °C em 02/01), Alegre (40,7 °C em 01/01), Linhares (38,2 °C em 01/01) e na capital (36,2 °C em 25/02).

Verão

O verão teve início na última quarta-feira (21), às 8h44. Essa estação do ano caracteriza-se, na região Sudeste do Brasil, pelas altas temperaturas, pelo elevado índice pluviométrico e pelos dias mais longos que as noites. No Espírito Santo, os meses de janeiro, fevereiro e março, que compreendem o período da estação, são meses chuvosos, porém menos úmidos que os meses da primavera, em relação ao volume de chuvas.

A média acumulada de precipitação para a estação fica acima dos 500 mm nas Regiões Noroeste, Serrana e Caparaó capixaba; entre 300 e 400 mm nas regiões litorâneas; e entre 400 e 500 mm nas demais regiões. As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 28°C na Região Serrana e 32°C nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 18°C na Região Serrana e 22°C nas demais regiões.

Neste período, ocorrem mudanças rápidas nas condições do tempo, causadas principalmente pela instabilidade termodinâmica (alta taxa de umidade associada ao aquecimento diurno), que favorece a formação de nuvens convectivas, ocasionando chuvas de forte intensidade em um curto período de tempo. Essas chuvas ocorrem normalmente no período da tarde, geralmente acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.

Confira a previsão do tempo pelo site: http://hidrometeorologia.incaper.es.gov.br/

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard