24/04/2019 19h12

Vice-governadora participa do lançamento do Prêmio Mulheres do Amanhã

A vice-governadora Jaqueline Moraes participou como palestrante convidada do I Encontro Mulheres do Amanhã, promovido pela ArcelorMittal Tubarão, que aconteceu nesta quarta-feira (24), no Teatro da Ufes, em Vitória. O destaque do lançamento do primeiro “Prêmio Mulheres do Amanhã”, um reconhecimento das iniciativas conduzidas exclusivamente por mulheres capixabas e que gerem transformação social, econômica e ambiental. A palestra principal ficou por conta da professora, Maria Flávia Bastos, que falou sobre “Educação e Empreendedorismo Social”.

Em sua fala, Jaqueline Moraes contou sobre o processo de escolha do seu nome como a primeira mulher a disputar a vaga de vice-governadora e da responsabilidade deste papel e a trajetória até a chegada ao Palácio Anchieta. “Tenho 43 anos e uma história semelhante à de milhares de mulheres negras desse país, que passou por dificuldades e encontrou a luz no fim do túnel, arregaçando as mangas e caindo em campo, sem tempo para justificativas”, disse.

A vice-governadora destacou a importância da representatividade feminina e como o empreendedorismo pode qualificar e empoderar mulheres. “Temos que sempre olhar as coisas pelo lado positivo e identificar de que forma podemos transformar a vida das pessoas. É assim que tenho agido e com esta inspiração que tenho procurado tocar o coração das mulheres para que elas possam crescer e ocupar, cada vez mais, os espaços”, destacou.

Na palestra sobre “Educação e Empreendedorismo Social”, a professora Maria Flávia Bastos, destacou a evolução da participação da mulher nos negócios de maneira geral, lembrando que em 2003, por exemplo, apenas 29% das mulheres buscaram espaço no mercado, percentual que saltou para 51% em 2017, um avanço expressivo. “Historicamente, a mulher brasileira está entre as que mais empreendem no mundo”, destacou Maria Flávia Bastos.

Também participaram do evento a vice-prefeita da Serra, Márcia Lamas, e a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), Lucia Vilarinho. Entre os representantes da empresa estavam o gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais, João Bosco Reis da Silva; a gerente de Comunicação e Relações Institucionais, Herta Torres e a gerente de Gestão de Pessoas, Juliana Almeida.

Prêmio Mulheres do Amanhã – A ideia do prêmio é identificar e homenagear negócios, iniciativas, ações ou projetos implantados pioneiramente no Espírito Santo, há até cinco anos, conduzidos por mulheres e que gerem transformações sociais, econômicas ou ambientais.

As inscrições para o prêmio são gratuitas e serão abertas no dia 25 de abril e vai até 31 de maio. A inscrição é gratuita e poderá ser feita até 31 de maio, no site http://tubarao.arcelormittal.com/premiomulher/index.asp.

O prêmio conta com quatro diferentes categorias:

Privado - Microempreendedor Individual;
Privado – micro, pequeno, médio e grande negócio;
Público – esferas municipal, estadual e federal no ES;
Terceiro Setor – ONG, liderança comunitária, associações, entidades sem fins lucrativos.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria