Vice-campeão mundial de boxe, capixaba Yuri Falcão conhece ginásio de Lutas da Sesport

O capixaba Yuri Falcão, de 23 anos, foi recebido na manhã desta quarta-feira (24) pelo governador do Estado, Renato Casagrande, e pelo secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, durante visita ao Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, sede da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), em Vitória. O pugilista conheceu o Ginásio de Lutas, recém-reformado em um investimento de R$ 13,71 milhões.
A recepção acontece após a conquista da medalha de prata no Campeonato Mundial de Boxe, no último dia 14 de setembro, em Liverpool, na Inglaterra. O resultado representa o melhor desempenho de um atleta capixaba em Mundiais da modalidade.
“Estou muito feliz com essa prata. Perdi o ouro, mas consegui a prata e isso é muito gratificante para mim, porque trabalhei muito”, disse Yuri Falcão. Sobrinho dos capixabas e medalhistas olímpicos Esquiva e Yamaguchi Falcão, Yuri “The Chosen”, superou a marca do tio Esquiva, que conquistou o bronze no Mundial de Baku-2011. Esquiva, que já marca a história do esporte brasileiro, integra a Calçada da Fama da Sesport, localizada no Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho.
O lutador destacou ainda o desejo de retornar mais vezes ao Espírito Santo para aproveitar a estrutura do Ginásio de Lutas em sua preparação para as próximas competições. Ele também revelou a meta de, futuramente, conquistar uma estrela na Calçada da Fama da Sesport, ao lado do tio Esquiva.
“É a primeira vez que venho ao Ginásio de Lutas da Sesport e gostei muito. É um lugar bonito, bem localizado. Quero poder treinar aqui muitas vezes e fazer parte da minha preparação neste espaço, que sei que vai dar certo. Quando cheguei, vi o nome dele [Esquiva Falcão]. Isso é muito, muito legal. Fico feliz por ele estar ali. Tem alguém da minha família representando aquilo e isso só me dá mais força de vontade para, um dia, colocar meu nome ali também”, comentou Yuri Falcão.
O boxeador desembarcou em Vitória no último sábado (20), sendo recebido pelos familiares e um carro do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), em comemoração à conquista. A medalha de prata veio após sua primeira derrota na temporada de 2025. Até então, Yuri estava invicto e havia vencido duas etapas da Copa do Mundo neste ano.
“Sou pai de três lutadores e sei o quanto a família influencia na carreira esportiva. Com o Yuri não foi diferente: ele teve grandes referências próximas, atletas do nosso Estado, e hoje supera a marca dos tios. É um orgulho para o boxe brasileiro e para o Espírito Santo”, afirmou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.
Antes de se firmar no boxe, Yuri Falcão chegou a tentar carreira no futebol, mas foi nos ringues que decidiu investir sua trajetória esportiva, seguindo o caminho da família. O capixaba começou a treinar ainda na adolescência, aos 13 anos, e atualmente integra a seleção brasileira de boxe olímpico, além de ser atleta da Marinha.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport
Bruna Rodrigues / Rodolfo Mageste
(27) 99271-8222/ (27) 99309-9053
assessoria@sesport.es.gov.br
Facebook: Sesport-ES
Instagram: @sesportesoficial