19/04/2021 18h52

Viana e Santa Maria de Jetibá aderem ao Pacto Pela Aprendizagem no Espírito Santo

Nesta segunda-feira (19), dois municípios capixabas assinaram a adesão ao Pacto Pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes): Viana e Santa Maria de Jetibá. Os atos foram formalizados mediante a presença do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, nas prefeituras.

Com essas adesões, 100% dos municípios capixabas passam a implementar políticas de fortalecimento da aprendizagem das crianças desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental, em parceria com o Governo do Estado.  

A primeira assinatura foi em Viana com o prefeito, Wanderson Bueno. Em seguida, já no município de Santa Maria de Jetibá, o Paes foi assinado pelo prefeito, Hilário Roepke. Os dois atos foram acompanhados pelos secretários municipais de Educação, pelo coordenador do Programa, Saulo Andreon, e a assessora da Secretaria da Educação, Aline de Paula.  

O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) é uma iniciativa do Governo do Estado, cujo objetivo é fortalecer a aprendizagem das crianças desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental, desenvolvida a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o Estado e as redes municipais de ensino. Estima-se que 160 mil crianças serão atendidas em quase 1.400 escolas em todo o Estado, por meio do Programa. 

O Paes está estruturado em três áreas de atuação: 

Apoio à gestão: metodologia de trabalho proposta para alcançar as metas na área de gestão educacional, envolvendo definição de indicadores, planejamento, monitoramento, avaliação e replanejamento, a partir dos resultados alcançados;

Fortalecimento da aprendizagem: refere-se às ações pedagógicas, tais como formação para professores e gestores escolares, disponibilização de material didático e acervo bibliográfico, monitoramento/avaliação da aprendizagem e incentivos à melhoria de resultados nas redes de ensino;

Infraestrutura e suporte: estratégias para apoiar os municípios no atendimento da demanda da Educação Infantil e ao reordenamento das redes escolares, visando à otimização de recursos e à potencialização de resultados.  

Visitas

Durante as visitas aos municípios, a comitiva da Sedu visitou a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Nelson Vieira Pimentel, localizada no Centro de Viana, que recebeu recentemente obras de melhoria. Já no período da tarde, a equipe esteve nas Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) São Luís e Fazenda Emílio Schroeder, ambas em Santa Maria de Jetibá. 

  

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard