17/09/2017 09h16

Viagem Pela Literatura: incentivo à leitura no Teatro Carlos Gomes

Foto: Divulgação

Estimulando a prática da leitura por meio de atividades desenvolvidas por atores, escritores e contadores de histórias, o projeto “Viagem Pela Literatura” desembarca no Teatro Carlos Gomes, nesta quarta-feira (20), com duas sessões gratuitas que acontecem às 9h30 e 15h. O programa é realizado pela Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, desde 1994, e proporciona o acesso ao livro de forma lúdica, contribuindo para a construção de cidadãos mais críticos.

A programação traz para o palco o espetáculo infantil “Para sempre Rapunzel”, produzido pelo grupo teatral ‘Gota, Pó e Poeira’. A peça é uma releitura do clássico da literatura infantil Rapunzel, com elementos de comédia, mágica, musicais e dança.  O espetáculo possui nuances da paixão proibida de Romeu e Julieta, abordado a relação da jovem Rapunzel com o príncipe, porém de uma maneira mais cômica, em que os personagens brincam e interagem com a plateia.

“Para sempre Rapunzel” estreou em 2001, e circulou por diversos municípios do Estado, também participou de importantes festivais da época, logo após integrou o projeto Viagem Pela Literatura, permanecendo por 15 anos. A proposta do espetáculo é abordar as diferentes linguagens artísticas e fornecer oportunidades para inserir as crianças no universo da música, da dança e do teatro.

O projeto “Viagem Pela Literatura” recebeu o prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura em 2007, e já foi destaque no Mapa de Ações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) dos ministérios da Cultura e da Educação, no Fórum do Plano Nacional do Livro e Leitura e no Seminário de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, em 2008. Ao longo de 21 anos, mais de 100 mil pessoas já participaram das atividades do projeto.

As escolas municipais e estaduais interessadas podem realizar inscrição de turmas via telefone (27) 3381-6925/6926.

Serviço:

“Para sempre Rapunzel”