02/12/2021 17h52

Varal de poesias, grafite e slam na inauguração do CRJ Feu Rosa

Varal de poesias, grafite e slam são algumas das atrações da inauguração do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Feu Rosa, na Serra, neste sábado (04), a partir das 10 horas. O CRJ Feu Rosa é o primeiro do município e o segundo que o Governo do Estado implanta no Espírito Santo.

O atual campeão do Slam ES, o poeta ADM, é uma das atrações especiais do evento, que contará com apresentações culturais e esportivas de jovens da comunidade de Feu Rosa. Além disso, vai acontecer a Exposição Fotográfica “Lente Aberta”, que mostra diferentes olhares de pessoas do mesmo território para os direitos garantidos no Estatuto da Juventude em diversos âmbitos.

No primeiro dia de funcionamento do CRJ Feu Rosa, será aberto o Espaço Angelina Reis, que é uma poetisa conhecida como Dona Angelina. Ela é moradora do bairro Feu Rosa há mais de 30 anos, está sendo homenageada nesse cantinho da leitura por representar, por meio de gerações, a importância da leitura.

Também haverá grafite ao vivo com jovens do bairro e o artista Starley Bonfim, que é natural de Vila Nova de Colares. Ele é um dos grafiteiros capixabas mais ativos, sendo responsável pelo evento Origraffes, que reúne grafiteiros de renome de todo o País. Grafitou painéis no Brasil e no exterior, com trabalhos artísticos presentes na Dinamarca, Suécia e Noruega.

Serão montadas tendas para que os participantes tenham mais conforto. É importante ressaltar que todas as normas de segurança sanitária serão tomadas para realização do encontro, como oferta de álcool 70% e uso obrigatório de máscaras entre os participantes.

CRJ

O CRJ Feu Rosa é um espaço público moderno para acolher o jovem de 15 a 24 anos. Conta com salas multiuso para oficinas, recepção, laboratório temático e dança. Além disso, há computadores que podem ser usados para fazer trabalhos de escola ou mesmo para trabalho. Tudo isso de graça.

Além dessa infraestrutura de ponta, a equipe interdisciplinar do CRJ, que conta com psicólogo, terapeuta ocupacional, educador social e assistente social, está preparada para atender e acompanhar os jovens em suas necessidades.

“Em breve, vamos ter o nosso grande projeto realizado no município e em todo o Estado, que é a implementação de 14 CRJs, para que possamos trazer ainda mais oportunidades para as nossas juventudes. O CRJ Feu Rosa é uma das grandes entregas do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Os CRJs representam o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo”, pontuou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Para o presidente da Adesjovem, Gabriel Roccon, o CRJ Feu Rosa é um dos maiores projetos em execução da entidade, criada em 2006. “A execução de um CRJ na Serra, em uma das maiores cidades da Região Metropolitana, é uma oportunidade, porque fazemos parte de um projeto estadual, o Programa Estado Presente. Para a Adesjovem, fazer parte desse circuito e participar da constituição de políticas públicas para a juventude, é desafiador. Seremos a porta de entrada das demandas da juventude. Este período é muito importante para a Adesjovem e marcará sua história”, disse.

O imóvel do CRJ Feu Rosa, cedido pela Prefeitura da Serra, foi reformado pelo Governo do Estado.

Estado Presente

O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Serviço:

Inauguração do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Feu Rosa

Dia: 04/12 (sábado)
Horário: 10 horas
Local: Rua dos Cravos, s/nº, Feu Rosa, Serra (em frente ao Supermercado Extrabom).

Programação:

09h – Atração Cultural: Banda CRJ

09h30 – Solenidade de Inauguração

09h45 – Atração cultural: Coral CRJ

10h - Atração Cultural: Poesia (Participação do poeta ADM atual campeão do Slam ES)

10h15 – Solenidade

11h – Descerramento placa e visita ao espaço

Dentro o CRJ Feu Rosa

- Recepção: Varal de poesia

- Dança com jovens da comunidade

- Jitsu com jovens da comunidade

- Exposição Fotográfica “Lente Aberta”