TVE transmite seminário ‘Barro: da terra à terra’

A TVE vai trazer para o público as mesas-redondas do seminário “Barro: da terra à terra”, que será realizado nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24), no Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha. A transmissão será realizada no canal da emissora no YouTube (https://www.youtube.com/@tveespiritosanto) a partir das 15 horas.
O evento vai reunir nomes da intelectualidade brasileira como o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, escritor e estudioso sobre as sociedades indígenas da Amazônia, a escritora Socorro Acioli, a filósofa Déborah Danowski, o historiador Marcus Vinicius Sant’Ana e o artista Paulo Nazareth, além de Berenicia Paneleira, referência na tradição das panelas de barro de Goiabeiras.
Serão mais de 12 horas de transmissão ao vivo, para que o internauta acompanhe o evento de qualquer lugar do planeta. Com mais de 100 mil inscritos, o canal da TVE no YouTube vem se consolidando como um importante canal de comunicação.
O objetivo do canal é potencializar a TVE no cumprimento de sua missão, que é levar ao público informação e entretenimento de relevância e qualidade, o que inclui facilitar o acesso dele a eventos esportivos e culturais, contribuindo para a democratização do conhecimento.
Confira a programação das transmissões pela TVE:
Transmissão pelo canal da emissora no YouTube: https://www.youtube.com/@tveespiritosanto
Quinta-feira (23)
15h: Apresentação do seminário com o curador Omar Salomão.
15h30: Mesa “Raízes do Barro”, com Marcus Vinícius Sant’Ana.
16h30: Mesa “Corpo, tempo e matéria: o barro nas mãos de Celeida Tostes”, com Fabíola Fraga e Isabela Frade e mediação de Giuliano de Miranda.
17h45: Mesa “Arquitetura para habitar”, com Caio Martins (Bioconstrução/Casa Mescla) e Lucio Ventania (mestre bambuzeiro) e mediação de Pedro Canal.
19h: Mesa “Mundos por vir”, com Déborah Danowski e Eduardo Viveiros de Castro e mediação de Omar Salomão.
20h30: Apresentação musical de Barro com participação de Ada Koffi.
Sexta-feira (24)
15h: Mesa “Rearando”, com Paulo Nazareth e mediação de Nathan Braga.
16h05: Mesa “Tradição, Ritual e Resistência”, com paneleira-chefe Berenicia Paneleira e Henrique Valadares e mediação de Marcus Vinicius Sant’ana.
17h20: Mesa “O Cru e o Cozido: diálogos com cerâmica contemporânea”, com Gina Abreu e Irineu Ribeiro e mediação Rosana Paste.
18h30: Mesa “Narrativas da terra”, com Socorro Acioli e mediação de Manoela Sawitzki. 20h: Apresentação musical de Zé Ibarra.
Sobre o evento
Com curadoria de Omar Salomão, diretor curatorial do Parque, o encontro busca trazer diversos cruzamentos como criação, território e tempo: “Falar de barro é falar de água e fogo, é falar de terra, da Terra. É falar de tempo: do que se passou, do que se misturou nesse chão que nos sustenta, das ruínas que se erguem entre nós, do agora: de abrigo, de descanso, de proteção, de criação, do que está por vir”, analisa.
A cenografia, desenvolvida pela Marginal Produções, vai fazer homenagem ao artista Marcos Martins, falecido em setembro deste ano, e incluirá sua obra “Navegante”, um barco de pau-a-pique. A programação inclui também oficinas e apresentações musicais.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
Maíra Piccin
(27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@espiritosantofm