18/12/2025 10h16 - Atualizado em 18/12/2025 10h17

TVE leva o Espírito Santo à rede nacional pela TV Brasil

A TVE consolidou, ao longo de 2025, uma presença expressiva na programação da TV Brasil, com 80 participações em rede nacional. Reportagens, boletins, notas cobertas e entradas ao vivo levaram ao público brasileiro conteúdos que retratam aspectos sociais, culturais, ambientais e econômicos do Espírito Santo.

As inserções nos telejornais ‘Repórter Brasil Tarde’ e ‘Repórter Brasil Noite’, exibidos nacionalmente nos horários em que milhões de brasileiros se informam diante da TV, evidenciaram a diversidade editorial e a relevância das pautas produzidas pela emissora capixaba. Os impactos das chuvas, campanhas de vacinação, ações de controle da dengue, doação de sangue e análises sobre políticas públicas com repercussões sociais e econômicas estão entre os temas abordados. O setor cafeeiro, um dos pilares da economia estadual, também ganhou destaque em reportagens sobre exportações, os efeitos do tarifaço americano e medidas para mitigar prejuízos ao segmento.

A visibilidade nacional da TVE foi ampliada com a transmissão ao vivo do Carnaval Capixaba para todo o país pela TV Brasil. O público acompanhou os principais momentos dos desfiles, os destaques das escolas e a apuração que definiu a campeã de 2025. Como o primeiro estado a abrir oficialmente o calendário dos desfiles do Carnaval no País, o Espírito Santo ganhou projeção nacional, reforçada pela cobertura da TVE. Assim, a comunicação pública garantiu que essa festa chegasse às telas de milhões de brasileiros.

As reportagens especiais exibidas ao longo do ano apresentaram ao País a identidade e a diversidade capixaba, com conteúdos sobre os Passos de Anchieta, o Convento da Penha, a tradicional torta capixaba e iniciativas como a Amazônia Azul. A programação também abordou temas relacionados a turismo, esporte, fé popular, tecnologia, inclusão e projetos sociais, além de pautas sensíveis, como as atualizações sobre indenizações e impactos ambientais decorrentes do rompimento da barragem de Mariana.

Outro destaque de 2025 foi a presença da TVE na COP 30, maior conferência climática do mundo. Em parceria com a TV Cultura do Pará, a emissora acompanhou debates e negociações sobre a implementação de acordos globais, reforçando o compromisso com uma cobertura ambiental qualificada, especializada e alinhada às pautas contemporâneas.

Essa atuação fortalece a parceria estratégica entre a TVE e a TV Brasil, fundamental para a consolidação dos principais telejornais públicos do País. O ‘Repórter Brasil Tarde’, apresentado por Luciana Barreto, e o ‘Repórter Brasil Noite’, ancorado por Guilherme Portanova, contam diariamente com contribuições da produção capixaba, reconhecida pela diversidade, profundidade e relevância editorial.

Para o chefe de reportagem do jornalismo da TVE, Renato Rocha, a integração entre as emissoras públicas é essencial para ampliar a visibilidade do Estado. “Trabalhamos diariamente para que os conteúdos da TVE cheguem às telas do Espírito Santo e do País. Essa troca constante com a TV Brasil e com as emissoras públicas de todo o território nacional é fundamental para que o Espírito Santo se torne uma verdadeira janela para além de suas divisas. Queremos ser vistos”, afirma.

Rumo a 2026, a TVE Espírito Santo reafirma sua missão de ampliar o alcance do jornalismo público, mantendo o compromisso com a informação de qualidade, com a sociedade e com o fortalecimento de uma comunicação pública plural, robusta e integrada ao cenário nacional.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
(27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@espiritosantofm

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard