TVE cria Núcleo de Produção de Conteúdo Original para produção de filmes e séries
A TVE acaba de criar o Núcleo de Produção de Conteúdo Original (NPCO), que será responsável pela criação de filmes e séries documentais da emissora. A iniciativa é inédita no audiovisual capixaba e será importante tanto para aumentar a oferta de trabalhos audiovisuais originais sobre o Estado quanto para fortalecer o setor no Espírito Santo.
Além de veiculados na emissora, os filmes e séries poderão ser oferecidos a outras emissoras e plataformas, gerando visibilidade do Estado nas demais regiões do Brasil ou do mundo. Está prevista a realização de até cinco obras por ano.
A implementação do Núcleo de Produção era uma das premissas para a concepção da Fundação Carmélia, criada para modernizar a gestão da a TVE e da Espírito Santo FM 89.1. Os temas dos documentários contemplarão assuntos de interesse público em sintonia com o caráter social e cultural da emissora.
O diretor-geral da Fundação Carmélia, Igor Pontini, destaca que o objetivo é não somente gerar conteúdo para a emissora, mas também, dentro do compromisso social e cultural da TVE, fomentar o setor audiovisual no Espírito Santo.
“A criação do Núcleo de Produção de Conteúdo Original representa um marco para o audiovisual capixaba e coloca a emissora na vanguarda das políticas de fomento no Brasil. É um modelo que foi cuidadosamente pensado para modernizar a programação da emissora a partir da contribuição de profissionais qualificados, com experiência em cinema e audiovisual e, com isso, movimentar ainda mais a economia local e exportar nossos conteúdos e nossa cultura para além das nossas fronteiras”, observa Pontini.
Contratações
Para a operação do Núcleo de Produção de Conteúdo Original, a Fundação Carmélia vai contratar profissionais do audiovisual em 17 categorias, como diretores, assistentes de direção, produtores executivos, roteiristas, diretores de fotografia, operadores de câmera e maquiadores.
O credenciamento dos interessados está previsto no edital 003/2025, onde está disponível o detalhamento das regras: https://fundacaocarmelia.com.br/contratacoes-abertas-credenciamento.
O credenciamento tem por objetivo criar um banco de talentos permanente de especialistas do audiovisual, que poderão ser engajados tanto como pessoa física como pessoa jurídica unipessoal. Será possível, quando pertinente e conveniente, o acúmulo de funções e, portanto, os interessados poderão se credenciar para mais de uma função.
Aqueles que exercerão função operacional serão chamados conforme pontuação obtida por meio de parâmetros quantitativos e objetivos, baseada na trajetória e na experiência em projetos complexos. Já os que terão atuação artística, jornalística ou criativa serão avaliados conforme a qualidade dos trabalhos já realizados.
O edital tem validade de um ano após sua publicação, período durante o qual os profissionais podem se inscrever. As contratações devem começar ainda em 2025.
O credenciamento deverá ser realizado pelo link https://e-flow.es.gov.br/flow-definition/c67a03d2-5c6f-3845-f114-d49bdd164aff
Confira os profissionais que deverão ser contratados:
Operador de câmera; assistente de câmera, eletricista chefe (gaffer); assistente de eletricista; produtor de set; 1º assistente de produção; técnico de som direto; maquiador; pesquisador; diretor; 1º assistente de direção; diretor de fotografia; produtor executivo; editor de som; editor/montador; finalizador/videografista; roteirista.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
(27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@espiritosantofm
