12/09/2017 17h21

Turmas do OportunidadES em Taquara, na Serra, celebram formatura na noite dessa segunda-feira (11)

Chegaram ao fim as aulas dos cursos de qualificação profissional gratuitos ofertados pelo projeto OportunidadES no bairro Taquara I, na Serra. Para alguns o final das atividades acadêmicas é o início de uma nova vida em busca de um sonho.

É o caso da Roberta Narciso, de 36 anos, moradora de Colina de Laranjeiras. Ela está formando no curso de “Empreendedorismo: Criando e Planejando Negócios” e trabalha de forma voluntária como professora em uma escola pública da região. Foi na escola que soube da oferta. A professora tem formação superior em Arquitetura e Urbanismo e sonha em abrir o próprio escritório, por isso se interessou pelo curso.

“Sou graduada como arquiteta urbanista e participo do movimento ambiental da Serra, e já trabalho com empreendedorismo social e ambiental. Por isso o curso veio a calhar. Meu marido e eu queremos abrir nosso próprio negócio, ele uma oficina e eu meu escritório. O curso me trouxe muitas informações importantes e fiz bons contatos, então foi um grande ganho profissional e pessoal”, explicou Roberta.

Na noite dessa segunda-feira (11), aconteceu a formatura das dez turmas do OportunidadES na região de Taquara, na igreja Assembleia de Deus Ministério Fé e Poder. Aproximadamente 200 alunos receberam os certificados. Entre os novos ofícios aprendidos pelos alunos estavam: Fotografia, Administrador de Estoque e Armazenamento, Maquiador, Recepcionista, Porteiro, Auxiliar de Logística e Produção, entre outros.

A cerimônia contou com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Vandinho Leite, que iniciou seu discurso parabenizando os alunos pela conquista e agradecendo a todos os envolvidos. “O nosso objetivo inicial de recolocar o cidadão capixaba no mercado de trabalho está sendo alcançado. Hoje eu ouvi belíssimas histórias de que algumas pessoas que fizeram os cursos estão pondo em prática o que aprenderam e voltaram a trabalhar. É isso que o OportunidadES quer: trazer uma nova chance para a população do Estado”, destacou o secretário.

O projeto OportunidadES é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secti, e em apenas quatro meses alcançou a meta estabelecida para o final de 2017 de ofertar mais de 40 mil vagas em cursos presencias e na modalidade on-line. Até o momento, o OportunidadES ofertou aproximadamente 50 mil vagas nas duas modalidades. A expectativa é de que até dezembro deste ano sejam ofertadas mais 17 mil vagas presenciais e a distância.

 

Atendimento à população:

Telefones: (27) 3636-1800 / 3636-1808

oportunidades.secti@gmail.com

secretariaoportunidades@gmail.com

 

Informações à Imprensa

Assessoria de comunicação da Secti

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1822

samantha.goncalves@secti.es.gov.br/ comunicacao@secti.es.gov.br

 

Texto

Robson Júnior

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard