16/10/2017 11h15

Três encontros regionais para falar de Educação em Direitos Humanos

Entre os dias 25 de outubro e 07 de novembro serão realizados três encontros regionais para discutir o tema Educação em Direitos Humanos, e em três cidades diferentes do Espírito Santo: Vitória, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim. Os espaços servirão para mobilizar a sociedade civil e o poder público para a composição do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos.

O primeiro encontro será no dia 25, a partir das 19 horas, no auditório do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DPP) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus Goiabeiras, em Vitória; com o segundo acontecendo na semana seguinte, mais precisamente no dia 31 de outubro, no município de São Mateus. A atividade será na Casa da Cultura Largo do Chafariz e começa às 14 horas. O terceiro e último encontro será realizado no mesmo horário, mas no dia 07 de novembro e em Cachoeiro de Itapemirim, no Centro Universitário São Camilo.

Estima-se um público de 100 participantes, por encontro. As atividades têm o apoio das prefeituras de Cachoeiro de Itapemirim e de São Mateus, além da Ufes, do Centro Universitário São Camilo e do Conselho Estadual dos Direitos Humanos (CEDH).

Participação

“O Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos é mais uma demanda da sociedade civil capixaba e que foi atendida pelo governador Paulo Hartung. Ele foi criado recentemente e tem como atuação principal a formulação, a difusão e o monitoramento de políticas públicas de educação em direitos humanos em nosso Estado”, salienta o secretário de Direitos Humanos, Julio Pompeu.

Além disso, o comitê é um fórum de natureza consultiva e propositiva, está vinculado diretamente à Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), e será composto por representantes da sociedade civil e do poder público. O edital, orientando melhor a formação do comitê e os processos de participação de cada setor, ainda será publicado no Diário Oficial pela Secretaria.

Comitê

O Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos foi criado em 28 de setembro deste ano, com a portaria nº 42, sendo um espaço de construção e diálogo previsto no Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), nas Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos, no Plano Estadual de Educação do Espírito Santo e no Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos.

“Trata-se de uma conquista para a sociedade capixaba, fruto de um trabalho colaborativo que mobilizou diversas entidades, grupos, movimentos sociais e militantes na defesa e promoção dos direitos humanos de nosso Estado”, frisa Pompeu.

Dia 25/10 – Vitória

Local: Auditório do DDP (Departamento de Desenvolvimento de Pessoas) da Ufes - Campus de Goiabeiras.

Dia 31/10 – São Mateus

Local: Casa da Cultura Largo do Chafariz – Sítio Histórico, Porto de São Mateus.

Dia 07/11 – Cachoeiro de Itapemirim

Local: Centro Universitário São Camilo -  Rua São Camilo de Léllis, n° 1, Paraíso.

Informação à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos – SEDH