17/09/2019 13h24

Toxcen participa de Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho na Serra

O Centro de Atendimento Toxicológico do Espírito Santo (Toxcen) participa, a partir desta segunda-feira (16), da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, da ArcelorMittal, no município da Serra. O evento, que se estende até a sexta-feira (20), abordará assuntos relacionados a intoxicações no trabalho e nas residências.

Com a simulação de ambientes residenciais, o Toxcen estará presente para advertir e informar os funcionários da empresa quais os perigos da intoxicação doméstica e como preveni-la, além de informações a respeito de envenenamento por animais peçonhentos.

Segundo a chefe do Núcleo Especial de Prevenção e Atenção às Intoxicações do Toxcen, Joanina Bicalho Valli, com o espaço de simulação, os profissionais estarão disponíveis para mostrar o ambiente ideal de uma casa segura. “Teremos oportunidade de abordar questões relacionadas à intoxicação doméstica, prevenção e também sobre animais peçonhentos. Vamos focar o trabalho na abordagem de uma casa segura, mostrando e advertindo às pessoas sobre os riscos existentes quanto à intoxicação”, disse.

De acordo com dados do Toxcen, a maioria das notificações de intoxicações e envenenamentos recebidas em 2018 foi por animais peçonhentos (46,8%) e medicamentos (29,1%). Já em relação aos acidentes, responsáveis pela maioria das notificações em 2018 (50,9%), com 33,91% por acidentes domésticos e 12,7% por medicamentos. Ambos predominando em crianças com 76,27% e 89,38%, respectivamente. Os acidentes com animais peçonhentos foram mais frequentes em adultos de 20 a 59 anos, principalmente por escorpiões e cobras.

Joanina Bicalho Valli lembra da importância da participação em eventos como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. “A parceria é muito importante, pois podemos abordar um grande número de pessoas a fim de divulgar as medidas de prevenção de acidentes, como os domésticos e peçonhentos, principalmente em crianças, tendo em vista a participação dos familiares dos funcionários durante a semana”.

Centro de Atendimento Toxicológico do Espírito Santo (Toxcen)

Telefone: 0800 283 99 04 (atendimento 24 horas)



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard