04/11/2019 15h01

Tecnologia potencializa aprendizado em escola de Cachoeiro de Itapemirim

As aulas na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) CEI Átilla de Almeida Miranda, em Cachoeiro de Itapemirim, têm sido enriquecidas com o apoio da tecnologia. Trata-se do uso da Plickers, uma plataforma on-line para o trabalho com questões objetivas. A ferramenta tem sido usada com as turmas da primeira série, na disciplina de Matemática; e das terceiras séries, na disciplina de Língua Portuguesa.

O funcionamento da plataforma parte da dinâmica de jogo, sendo aplicada da seguinte forma: os alunos recebem cartões, com os quais apontam suas respostas das questões expostas por um projetor. Essas respostas são capturadas pelo professor, utilizando um smartphone, via aplicativo Plickers. 

De acordo com o professor Jefferson Diório do Rozário, a vantagem dessa plataforma está em aspectos diversos: “primeiro por tornar a aula mais dinâmica, configurando-se como uma metodologia ativa, uma vez que induz a participação ativa e contínua do aluno; segundo, pelo fato de a plataforma apresentar resultados instantâneos ao professor, facilitando a identificação de dificuldades dos alunos e possibilitando que o estudante as explore no exato momento em que eles respondem às questões.”

Ainda segundo o professor, a plataforma contribui para uma maior participação das turmas, garantindo o envolvimento daqueles alunos que eventualmente costumam se sentir inibidos nesses jogos. Outra vantagem é a interação e o envolvimento dos estudantes, já que a tecnologia faz parte da realidade deles.

A plataforma pode ser utilizada por qualquer profissional, bastando efetuar o cadastro na página oficial – plickers.com – e baixar o aplicativo no smartphone. No site, o professor cria as turmas e as questões com os quais deseja trabalhar. O sistema libera uma versão gratuita, com algumas restrições, entretanto, plenamente possível de se trabalhar. É com essa versão que se trabalha na escola CEI Átilla de Almeida Miranda.

“Os resultados alcançados com o uso da plataforma são muito positivos e potencializam os processos pedagógicos. Desse modo, a plataforma Plickers, aliada aos objetivos pedagógicos das disciplinas, pode contribuir significativamente para o aprendizado dos alunos”, afirmou o professor.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard