17/11/2010 23h31 - Atualizado em 18/01/2019 15h02

Superintendências de Educação realizam o 1º Festival de Leitura

Com o objetivo de valorizar os projetos de leitura das escolas e promover a otimização do relacionamento entre alunos e professores, nesta quarta-feira (17) está sendo realizado em todas as Superintendências Regionais de Educação (SRE) o 1º Festival de Leitura. Foram preparadas várias atividades para este dia.

Todas as escolas que fazem parte da Superintendência Regional de Educação de Carapina estão participando do evento. Seja por meio de estandes ou apresentação cultural, o fato é que os alunos capricharam em seus projetos. Atrações como teatro, dança, música, sarau de poesias, oficinas e outros estão na programação.

De acordo com a superintendente de Carapina, Priscila Cibien Baratella, a proposta do Festival é estimular o gosto pela leitura, promover o acesso e a prática de leitura e escrita nas escolas. “Reunimos as escolas aqui, hoje, para que todas pudessem mostrar os trabalhos que foram realizados durante o ano letivo. Estamos muito felizes com o resultado e o Festival vem culminar com o nosso esforço”.

Uma das escolas que está participando do 1º Festival de Leitura é a Escola Estadual de Ensino Fundamental Laranjeiras, localizada em Serra. Com um estande cheio de atividades confeccionadas por alunos, a escola mostra variadas atrações como a biblioteca móvel, o mural de cartazes sobre pontos turísticos do Estado e um varal com diversas obras de artistas capixabas.

E, quem conduz os visitantes a conhecerem os trabalhos da Escola Laranjeiras é um aluno de apenas oito anos de idade. Celso de Almeida Bezerra Júnior, da 2º série, dá um show ao apresentar o estande. O menino explica perfeitamente as obras presentes, se mostra muito interessado pela leitura e prestativo em ajudar na apreciação do evento.

“Estou achando o máximo o Festival. É muito legal apresentar as histórias que temos aqui para as pessoas e também passo a conhecer eles. Gosto muito de ler, principalmente gibis e contos de fadas. Na minha casa tenho várias revistas”, conta o jovem leitor.

Segundo a professora Cláudia Helena Wasilewska, é muito importante que acontecimentos como este sejam realizados mais vezes. “Nós trabalhamos muito nas escolas para que nossos alunos sejam os melhores leitores e tenham um apreço pelos livros. Este dia motiva os estudantes a criarem o hábito da leitura e escrita, os alunos precisam ser estimulados”.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha