Sorteio da tabela do Capixabão 2026 será ao vivo no TVE Esporte
O TVE Esporte desta segunda-feira (24) será especial: durante o programa, será realizado, ao vivo, o sorteio da tabela do Capixabão 2026. A emissora pública transmite o evento pelo terceiro ano consecutivo, consolidando cada vez mais a parceria com a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES).
Conduzido pelo jornalista Lucas Melo, coordenador de transmissões ao vivo da TVE, o evento marca o início oficial da temporada do futebol capixaba e reúne representantes da TVE, da FES e dirigentes dos clubes envolvidos na competição.
Além da TV aberta, o público poderá acompanhar o sorteio ao vivo pelo YouTube da TVE e pelas redes sociais, com atualizações em tempo real, bastidores e reação dos representantes dos clubes.
O sorteio define a ordem dos confrontos entre os dez clubes participantes, os mandos de campo e os duelos que compõem cada rodada da primeira fase do Capixabão 2026.
Considerada “A Casa do Futebol Capixaba”, a TVE é a emissora de televisão que mais dedica espaço ao futebol do Espírito Santo. Assim como nos anos anteriores, a exibição do sorteio em tempo real reforça a parceria da TVE com o futebol capixaba e o compromisso da emissora com a visibilidade e a valorização do esporte no Estado.
“É muito significativo que esse sorteio aconteça dentro do TVE Esporte. Trata-se do único programa ao vivo da TV aberta dedicado exclusivamente ao esporte regional. Além de aproveitar sua audiência, que é bastante expressiva, a transmissão amplia a visibilidade e reforça a transparência do futebol no nosso Estado”, destacou Lucas Melo.
A transmissão integra, ainda, a preparação para a cobertura especial do Capixabão 2026. Mais uma vez, a TVE vai transmitir, ao vivo, todos os 59 jogos do torneio, que tem como data-base da primeira rodada o dia 14 de janeiro.
Sobre o Capixabão 2026
O Capixabão 2026 será disputado por 10 equipes: Capixaba, Desportiva, Forte, Porto Vitória, Real Noroeste, Rio Branco SAF, Rio Branco de Venda Nova, Serra, Vilavelhense e Vitória. A fórmula básica da competição foi mantida para esta edição, com os clubes se enfrentando em turno único na primeira fase, totalizando nove rodadas, onde os oito melhores avançam para o mata-mata e os dois últimos serão rebaixados.
O mata-mata — com quartas de final, semifinais e final — será em jogos de ida e volta. Nas quartas, o time de melhor campanha terá mando na segunda partida e vantagem de empate no placar agregado (única mudança com relação ao regulamento do ano passado). Já nas fases seguintes, em caso de igualdade, a vaga será decidida nos pênaltis.
“Em virtude do calendário nacional, a gente não tem margem para um formato diferente de competição. Inclusive, a gente está estendendo em quatro semanas além do prazo determinado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que são 11 datas e a gente está fazendo em 15” explica o presidente da FES, Gustavo Vieira, que também comemorou a renovação de contrato de transmissão com a TVE.
Além do título, o Capixabão 2026 também vale vagas em competições nacionais: o campeão garante presença na Série D do Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Verde de 2027, enquanto o vice-campeão assegura participação na Copa do Brasil.
Serviço
TVE Esporte
Sorteio da tabela do Capixabão 2026
24/11 (segunda-feira)
A partir das 19h
TVE Canal 2.1, YouTube e webtv
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
(27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@espiritosantofm
