24/09/2010 17h40 - Atualizado em 21/01/2019 16h14

Setur vai premiar trade turístico com o ‘Espírito Santo é seu destino’

Com o objetivo de divulgar e comercializar as três rotas capixabas: do Mar e das Montanhas, do Sol e da Moqueca e a do Verde e das Águas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística Metropolitana (Adetur) e a Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa), lança o prêmio “Espírito Santo é seu destino”.

O evento acontece nesta sexta-feira (24), às 18 horas, durante o encerramento do 34º Encontro da Braztoa, no Shopping Frei Caneca, em São Paulo. A campanha que é nacional, abrange o trade turístico, ou seja, agentes de viagens, agências de turismo emissivos e receptivos, operadoras de turismo e meios de hospedagem, de todos os Estados brasileiros.

Destes prestadores de serviços, os que se destacarem na venda dos pacotes turísticos das rotas capixabas, durante a baixa temporada, serão premiados até o dia 20 de dezembro. Os que mais venderem na alta temporada, serão premiados no período de 21 de dezembro deste ano a 09 de março de 2011. Os prêmios são motonetas, notebooks, televisões de plasma e kits Espírito Santo.

No decorrer da premiação, haverá apresentação da Banda de Congo da Barra do Jucu, com a presença do mestre Vitalino, desfile de moda praia do Polo de Confecção da Glória, apresentação da Bateria da Mocidade Unidos da Glória (MUG), degustação de casquinha de siri, além do sorteio de famtours para que os agentes turísticos possam conhecer as rotas capixabas.

Rota do Sol e da Moqueca

Lindas praias, tradições folclóricas e religiosas e uma gastronomia única fazem da Rota do Sol e da Moqueca uma das mais conhecidas e procuradas do Espírito Santo. É formada por Serra, Vitória, Vila Velha, Guarapari e Anchieta.

A Rota do Sol e da Moqueca conta com uma excelente infraestrutura. Além das atrações naturais, é rica em manifestações culturais, como o congo, expressão máxima do folclore do Espírito Santo. É nela também que se encontram duas das principais manifestações religiosas capixabas: o Convento e a Festa da Penha, e a caminhada "Passos de Anchieta".

Rota do Mar e das Montanhas

A combinação distinta do mar e das montanhas se entrelaça em um roteiro imperdível e rico em aventura, história, cultura, e muita diversão. As peculiaridades de cada município são reveladas através das praias, das cachoeiras, da culinária e principalmente das diferenças climáticas encontradas na Rota do Mar e das Montanhas.

O visitante pode apreciar as praias ensolaradas e saborear a típica moqueca capixaba e, em apenas 40 minutos, desfrutar o aconchego das montanhas com direito a pratos alemães e italianos.

O Hotel Imperador, em Domingos Martins, mantém as características da cultura alemã na região de montanhas.

Esse circuito propõe o resgate histórico e o conhecimento de uma cultura peculiar trazida por imigrantes de cada região. As cidades que compõem a Rota do Mar e das Montanhas Capixabas são: Vitória, Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante.

Rota do Verde e das Águas

A natureza que se observa na Rota do Verde e das Águas é sinônimo de muita tranquilidade e beleza. As tradições e culinária de cada município dão um toque especial para o passeio se tornar ainda mais agradável.

Itaúnas, no Norte do Estado integra a beleza a Rota do Verde e das Águas.

Cercado de belezas naturais, esse trajeto encantador possui praias desertas, reservas ecológicas, manguezais e lagoas, tudo isso em um clima tropical. Os municípios que compõem esta Rota são Vitória, Aracruz, Linhares, São Mateus e Conceição da Barra.

Assessoria de Imprensa da Setur
Karoline Campolim