20/09/2021 18h05

Sesport realiza evento Somos Campeões com a presença do presidente do Comitê Olímpico do Brasil

Homenagem às paratletas capixabas medalhistas nas Paralimpíadas de Tóquio 2020, informações sobre programas esportivos e uma palestra do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, sobre a participação brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Esses foram os pontos centrais do evento Somos Campeões, realizado pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) na manhã desta segunda-feira (20), na sede da Secretaria, em Bento Ferreira, Vitória.

Contando com a participação de atletas, secretários municipais de Esportes e presidentes de federações e entidades esportivas, o Somos Campeões reuniu aproximadamente 60 pessoas.

Durante o encontro, Paulo Wanderley fez uma apresentação sobre o resultado expressivo conquistado pela delegação brasileira nas Olimpíadas, que terminou com o Brasil na 12ª posição no quadro de medalhas, com sete ouros, seis pratas e oito bronzes, totalizando 21 medalhas.

Além disso, o dirigente citou um pouco do complexo desafio que foi a competição, afetada diretamente pelo novo Coronavírus (Covid-19), e o processo logístico de levar atletas, técnicos e outros profissionais ao Japão.

“O Brasil foi o segundo país na história a melhorar o seu desempenho nos Jogos Olímpicos após sediar a competição. Antes, a única nação a ter conquistado tal façanha foi o Reino Unido, após os Jogos de Londres em 2012”, celebrou o dirigente.

Durante apresentação, o presidente do Comitê Olímpico do Brasil também reforçou a importância de que a preparação para o ciclo até Paris, em 2024 seja feita com ainda mais empenho, visto que o tempo de preparação será menor.

Medalhistas

O Somos Campeões ficou marcado também pela homenagem feita pela Sesport às três paratletas que conquistaram medalhas nas Paralimpíadas representando o Espírito Santo. Capixabas de Cariacica e Venda Nova do Imigrante, respectivamente, Patrícia Pereira e Luiza Fiorese ganharam o bronze na natação e no vôlei sentado.

Carioca, mas morando no Estado há um ano para concluir seus treinamentos, a nadadora Mariana Gesteira, bronze no Japão, também foi homenageada durante o evento.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, fez questão de parabenizar as medalhistas. “É muito gratificante acompanhar de perto as conquistas dessas meninas. São três mulheres que se dedicam bastante e provaram, mais uma vez, o seu valor no esporte. Essas medalhas são a prova que o esporte, quando é valorizado e tem empenho de todos os envolvidos, traz resultados brilhantes. Cada uma delas tem uma ligação única com a Sesport, seja pelos nossos programas ou por treinarem na nossa estrutura. Essas medalhas são motivo de orgulho e satisfação”, frisou Abreu.

Programas

Durante o evento, ainda foram passadas informações sobre o Bolsa Atleta e o Chamamento Público para Eventos, além da entrega de passagens aéreas às federações e aos atletas contemplados pelo programa Compete Esportivo.

Entre os beneficiados, o destaque fica para os atletas do kickboxing, que receberam passagem para competir na Itália e os jogadores de Futebol 7, que foram contemplados com 18 passagens para disputar o campeonato brasileiro da modalidade, em Maceió.

Ao todo, já foram entregues mais de 60 passagens pelo programa Compete Esportivo, totalizando um investimento de, aproximadamente, R$ 130 mil.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesport