29/04/2021 18h01

Sesp e Prefeitura de Viana assinam Convênio de Cooperação Técnica

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) firmou, nessa quarta-feira (28), um Convênio de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Viana, que vai regular a participação da Guarda Municipal na composição do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes).

O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Alexandre Ramalho, e o prefeito de Viana, Wanderson Bueno, assinaram o documento. Participaram da solenidade o diretor do Centro Integrado Operacional de Defesa Social, coronel Márcio Celante; o secretário municipal de Defesa Social, capitão Enoni Erlacher; e o guarda  municipal Lucas Pereira.

Na prática, os agentes da corporação vianense passarão a ter acesso aos mesmos sistemas informáticos que já são utilizados pelas polícias Civil e Militar, além de outros órgãos de segurança pública. Com isso, os agentes terão autonomia no registro de ocorrências policiais no município de Viana, promovendo mais eficiência no atendimento aos cidadãos. O convênio vai viabilizar maior integração entre a Guarda Municipal de Viana e as instituições de Segurança Pública que compõem o Ciodes.

"Nós estamos ratificando o compromisso da Segurança Pública com todos os investimentos que têm sido feitos na segurança pública do município. O Estado vem agregar os nossos esforços para possibilitar que, por intermédio desse convênio, a Guarda tenha acesso a todos os nossos sistemas operacionais", afirmou o secretário Alexandre Ramalho.

O prefeito Wanderson Bueno destacou a importância que a Guarda Municipal tem para o município e que essa é mais uma ação de fortalecimento para a instituição. “Essa parceria com a Sesp/Ciodes é um salto de qualidade na atuação da Guarda Civil de Viana que vai dar mais eficiência e melhorar em muito o trabalho dos agentes no atendimento aos moradores”, afirmou o prefeito.

Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz