03/06/2022 17h39

Sesa realiza nova etapa do projeto de implantação de Sistema de Gestão da Qualidade

Os profissionais da Vigilância Sanitária Estadual (Visa), da Secretaria da Saúde (Sesa), deram início a mais uma etapa do Programa de Implementação do Sistema de Gestão de Qualidade, nos termos da Norma ISO 9001. Na última semana de maio, receberam a equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz para reuniões presenciais para o acompanhamento dos trabalhos de cumprimento dos requisitos da Norma.

O projeto, desenvolvido pelo Hospital com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), tem por objetivo a qualificação das vigilâncias sanitárias do País, atendendo a uma gestão de qualidade e preparando as vigilâncias para certificação ISO 9001, que trata do sistema de gestão da qualidade.

Os encontros, que aconteceram nos dias 24 e 25 de maio, deram novos encaminhamentos para atendimentos dos requisitos da Norma ISO 9001 e para avanços na implementação do sistema de gestão, como explica o chefe de Núcleo da Vigilância Sanitária, Juliano Mosa Mação.

“São reuniões que fazem parte de um projeto em nível nacional. O Espírito Santo aderiu à primeira etapa do projeto com outros dez estados. Já a próxima etapa, que se iniciará em breve, contemplará além da estadual, a vigilância sanitária da Capital. Com o projeto, temos como objetivo final atender a todos os requisitos preconizados pela Organização Internacional de Padronização (ISO), na sua Norma ISO 9001, e conseguir formalmente a certificação ISO 9001”, disse Mação.

Ainda de acordo com o profissional, esse processo “representará um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade do nosso trabalho, pois a norma assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores, possibilitando também um maior desenvolvimento dos colaboradores e servindo como alavanca na busca pela qualidade total. Além de propiciar condições para maior otimização dos processos e a redução de custos”, afirmou.

 

Encontros presenciais, on-line, reuniões e seminários

Segundo a técnica da Vigilância Sanitária Estadual, Tatiana Simões, além do encontro presencial, a equipe também realiza reuniões semanais de trabalho e reuniões on-line com os profissionais do Oswaldo Cruz. Também participam de seminários com os demais dez estados participantes do Programa de Implementação do Sistema de Gestão de Qualidade.

“É um trabalho que nunca acaba, pois sempre visamos à qualidade dos serviços que prestamos. Para a implantação do Sistema de Gestão de Qualidade está sendo planejada uma série de mudanças que deverão incluir a descrição e padronização dos processos de trabalho”, destacou a técnica.

Entre as mudanças estão: a revisão, padronização e documentação das rotinas de trabalho; a criação, aperfeiçoamento e integração de indicadores de medição do desempenho; além de procedimentos com desenvolvimento e capacitação de pessoas e avaliação da satisfação das partes interessadas.

As reuniões e os trabalhos seguirão acontecendo ao longo dos meses. Para as próximas etapas, com a formulação das melhorias e definições de novas metas, a equipe da Visa passará a trabalhar também na implementação de pesquisas de qualidade.

“A expectativa é que com o avanço da implantação do Sistema, a Vigilância Sanitária passe a ser cada vez mais reconhecida como como uma instituição promotora da saúde, que atua de forma ágil, efetiva, proativa, moderna e transparente no gerenciamento dos riscos sanitários”, frisou o chefe de Núcleo da Vigilância Sanitária, Juliano Mosa Mação.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos/ Daniel Borges / Mike Figueiredo
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard