12/06/2021 12h00 - Atualizado em 12/06/2021 15h22

Sesa realiza capacitação para os vacinadores do Projeto Viana Vacinada

A Secretaria de Saúde (Sesa) promoveu, na manhã dessa sexta-feira (11), no Teatro de Viana, o treinamento para vacinadores voluntários que participarão do Projeto Viana Vacinada. Os profissionais serão disponibilizados pelo Governo do Estado, pelo Município e por Instituições de ensino do Espirito Santo. O projeto visa vacinar aproximadamente 35 mil pessoas, com idades entre 18 e 49 anos no próximo domingo (13).

A capacitação foi ministrada pelas enfermeiras da Sesa, Daniela Câmara e Sonya Cristina Plácido, responsáveis por questões de normas e procedimentos em vacinação. A ação contou com a participação de 65 profissionais de saúde, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Daniela Câmara enfatizou sobre a importância desse momento de treinamento com os profissionais. “É importante para alinhar os conceitos de procedimentos e práticas de vacinação, falar sobre a vacina, eficácia, administração, conservação e manuseio”, disse.

Sonya Cristina destacou que o treinamento traz tranquilidade as pessoas envolvidas no projeto. “É importante que quem esteja envolvido no projeto esteja muito bem preparado para realizar uma imunização segura e tranquila para as pessoas no domingo, obtendo resultados satisfatórios”, avaliou.

A secretária municipal de Saúde de Viana, Jaqueline D'oliveira Jubini, agradeceu a parceria com o Estado. “O papel da Sesa tem sido essencial principalmente por fortalecer e dar segurança às pessoas no trabalho desenvolvido por todos nós”, declarou.

O projeto é visto como oportunidade de aperfeiçoamento para os voluntários que reveem importantes técnicas durante a ministração.

Viviam Vitória, enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Viana, ressalta que o estudo é um acontecimento histórico para a saúde que marca novos tempos e tecnologias “É um trabalho em conjunto com a equipe municipal e estadual importante, uma troca de aprendizado e experiência”, afirmou

Eva Lopes Ferreira, técnica de enfermagem e moradora de Viana, classificou o treinamento como essencial. “Haviam detalhes que eu já havia esquecido e tive oportunidade de relembrar tudo o que havia aprendido”, observou.

Capacitação de digitadores

Ainda nessa sexta-feira (11), foi realizada a capacitação de 175 digitadores que lançarão os dados da população que for vacinada. Para a realização do trabalho, a Sesa, disponibilizou smartphones que agilizará e facilitará o processo de acompanhamento do desenvolvimento do estudo pelo sistema Sabiá, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que também está em parceria com a pesquisa de Viana.

Entenda o Projeto Viana Vacinada

O Projeto Viana acontece neste domingo (13) e tem como objetivo vacinar toda a população do município com idade entre 18 a 49 anos que não fazem parte de grupos prioritários e conta com a participação de 450 colaboradores na área da saúde do Estado. Serão utilizadas doses da vacina Astrazeneca (Oxford/Fiocruz), doadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A eficácia da estratégia de vacinação meia dose ou com dose já foi testada e utilizada em outros momentos de emergência de saúde pública, como a epidemia de Febre Amarela, realizada com sucesso e que garantiu a vacinação do Brasil e da África.

O objetivo do estudo é avaliar a diminuição de números de casos do novo Coronavírus (Covid-19), com internações e mortes, e parte da premissa de que há um grande número de pessoas que ainda não tem e não terão acesso a vacinação nos próximos meses. Essa é mais uma ação do Governo do Estado para acelerar o acesso à vacinação.

A vacinação acontecerá em 35 postos distribuídos pelo município de Viana, com a participação e 450 colaboradores voluntários.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais / Ana Cláudia Santos
asscom@saude.es.gov.br