03/12/2019 16h56 - Atualizado em 03/12/2019 17h31

Sesa realiza acolhimento de profissionais do programa Qualifica APS em Colatina

A Secretaria da Saúde realizou, na manhã desta terça-feira (03), o acolhimento dos profissionais do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde que irão atuar no município de Colatina. O secretário Nésio Fernandes e a diretora geral do Instituto Capixaba de Ensino Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Quelen Tanize Alves da Silva, participaram da solenidade.

Em sua fala, o secretário destacou o protagonismo do município no programa de qualificação e parabenizou o trabalho realizado pelo ICEPi. “Colatina assumiu um protagonismo excepcional no programa de qualificação da Atenção Primária à Saúde. Foi o município que mais reservou profissionais para os campos de práticas, participantes do provimento. É muito importante ver o protagonismo da secretária de Saúde, Kamila Roldi, no processo e o grau de apropriação que o município teve. E o ICEPi está de parabéns pelo que tem conseguido construir com os municípios, um processo muito novo para o Espírito Santo”, disse.

Colatina receberá 61 profissionais, sendo nove médicos, 36 enfermeiros e 16 cirurgiões-dentistas, selecionados por meio do Edital ICEPi/SESA Nº 007/2019, que faz parte do Programa Qualifica APS, apresentado em agosto deste ano, cujo objetivo é agilizar, inovar e qualificar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

A diretora geral do ICEPi, Quelen Tanize Alves da Silva, parabenizou os profissionais selecionados entre 1.221 inscritos e falou sobre a responsabilidade que terão no processo da qualificação da APS.

“Gostaria de parabenizar a todos, pois foi um processo seletivo concorrido. O que significa também a necessidade de formação e o interesse dos profissionais na qualificação. E vocês terão uma grande responsabilidade, em participar deste primeiro ciclo. Responsabilidade junto ao Estado e aos municípios no fortalecimento da Atenção Primária e que seja a cultura de nossas redes de saúde”, afirmou Quelen Tanize Alves da Silva.

O evento aconteceu no auditório do Sanear e contou com a presença da superintendente de Saúde, Cybeli Pandini; do prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli; da secretária Municipal de Saúde, Kamila Sales Roldi; e representantes da Atenção Primária Municipal.

Visita ao Hospital Sílvio Avidos

Aproveitando a presença na cidade, o secretário Nésio Fernandes visitou o Hospital Estadual Maternidade Sílvio Avidos, onde se reuniu com diretores hospitalares para discutir sobre o plano de qualificação e modernização da gestão hospitalar, que faz parte dos projetos em elaboração da Secretaria.

O plano tem como objetivo a qualificação e modernização da gestão hospitalar até 2022 em toda a rede própria, visando a humanizar a gestão e serviços de saúde entregues à população.

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
asscom@saude.es.gov.br