27/09/2019 18h10

Sesa participa de audiência pública sobre doação de órgãos na Assembleia Legislativa

A Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa do Espírito Santo realizou, na noite desta quinta-feira (26), uma audiência pública em homenagem às famílias doadoras de órgãos e às instituições que auxiliam no processo de transplantes. O evento vai ao encontro da campanha “Setembro Verde”, mês de debates e conscientização sobre a importância da doação e transplante de órgãos e tecidos.


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foi representada na audiência  pelo subsecretário de Estado de Planejamento e Transparência da Saúde, José Tadeu Marino. No entanto, ele disse que preferia falar como receptor de órgão, e não como subsecretário, já que passou pelo processo de transplante de rim há cinco anos:

“Não dá para deixar de agradecer a todas as famílias que no momento de dor fazem esse ato de doação e nos tira de um sofrimento. Quem está em uma fila para receber um órgão, sabe o que é conviver com a morte. Diariamente você vai para casa e fala ‘será que eu vou ter um órgão?’. É muito sofrimento. Quando a gente está na máquina, dependendo da comorbidade, fica anos ali, ou não. Assim como as pessoas do coração que não conseguem caminhar mais de 10 metros sem se cansar, assim como as pessoas que deixaram de ver as maravilhas que Deus deixou para gente como as flores, rosas vermelhas, folhas verdes, se o dia está mais escuro ou mais claro, o sol tá brilhando, se o mar está transparente ou não. Então esse o ato fez com que eu, por exemplo, voltasse à plenitude da minha vida.”

O subsecretário contou que recebeu o órgão de uma irmã de transplante. “Essa senhora que estava ganhando seu filho, teve uma eclampsia com 28 anos de idade, o filhinho dela tem 5 anos de vida hoje, graças a Deus” Ela tinha mais compatibilidade comigo do que meus irmãos. Eu fiz a cirurgia e nunca mais precisei fazer diálise na vida”, contou.

Tadeu Marino destacou ainda que as pessoas não precisam ter medo de autorizar a doação dos órgãos de seu ente, pois é um processo seguro. “Basta dizer na sua família, com seus amigos, que quer ser doador de órgãos, só isso. A política de transplantes no Brasil é séria, ela funciona”, garantiu.

Além do subsecretário Tadeu Marino e do presidente da Comissão, deputado Hércules Silveira, também compuseram a mesa o presidente da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo (OAB-ES), Alexandre Mariano Ferreira; o presidente da Comissão de Direito Médico da OAB-ES, Eduardo Merlo de Amorim; a representante do Conselho Regional de Enfermagem, Rosane Baptista; o presidente da Associação Pró-Vida Transplantes e Hepatites Virais do Espírito Santo, Adauto Vieira de Almeida; e a coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), Maria Machado.

Relatos de famílias doadoras e de receptores de órgãos

Durante a audiência pública, Rafael Martins do Nascimento, primo do menino Gabriel Martins, 11 anos, morto em um acidente na BR-101, em junho deste ano, contou aos presentes como foi a experiência de, mesmo em um momento de profunda dor, poder realizar este gesto de amor e doar os órgãos da criança.

“Foi um momento muito difícil, e estamos ainda abalados com tudo o que aconteceu. Mas após uma conversa do corpo médico com todos da família fizemos uma reflexão da importância do valor da vida, e decidimos doar [os órgãos]”, relembrou Nascimento.

No acidente em que Gabriel morreu, também foram vitimados a mãe dele, Danielli Martins; o pai, Ozineto Francisco Rodrigues; e o irmão mais novo, Lucca Martins, mas a doação não foi possível pois eles morreram no local.

Mas também houve histórias de gratidão de quem recebeu a doação. Um desses relatos foi feito por José Carlos de Oliveira, que é transplantado. Ele recebeu o coração de uma pessoa falecida em acidente. “Em janeiro de 2011 fui diagnosticado com miocardiopatia dilatada, o coração vai perdendo a capacidade de bombear o sangue. Em 2015, coloquei marca-passo, até que chegou um dia em que fui avisado da necessidade de entrar na fila para transplante”, relatou.

José Carlos disse que teve várias internações, algumas com complicações; em uma delas perdeu todos os movimentos e não mexia nem os dedos. “No dia 5 de fevereiro de 2017 tive crise muito forte, me colocaram na respiração (mecânica) e comunicaram à minha esposa que eu já estava em processo de falência múltipla de órgãos”, continuou.

Os médicos apontaram que a expectativa de vida de José Carlos era de 15 dias. Mas, na noite do dia seguinte, 6 de fevereiro, a família soube que no Rio de Janeiro havia um coração compatível para doação. “Aconteceu um acidente, uma moça teve morte encefálica, e a família fez a doação, que salvou a minha vida. Eu sou um milagre de Deus”, disse, emocionado.

Hospitais são homenageados pelo alto índice de notificações

Durante a audiência pública, alguns hospitais foram homenageados por terem apresentando um bom número de notificações. O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, representado pelo enfermeiro da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), Thiago Martins, recebeu uma homenagem por ser o primeiro, dos três hospitais com o maior número de notificações no Estado.

“Um sim de uma família representa recomeços para outras pessoas. Ser reconhecido como o hospital do Estado que mais realizou a notificação de um potencial doador, reforça a importância de manter uma assistência eficaz e acolhedora durante os processos de entrevista familiar”, afirmou.

Também foram citados o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, e a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim.

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), Maria Machado, agradeceu às equipes dos hospitais pelos trabalhos realizados.

Ela ainda destacou que durante todo o mês de setembro foram realizadas diversas ações com intuito de sensibilizar a população e explicar todo o complexo processo de doação e transplantes. “O processo de doação e transplantes é um programa que segue leis, decretos e resoluções. Possuímos um sistema normativo que garante justiça, transparência e equidade no acesso ao transplante, inibindo quaisquer práticas ilícitas e garantindo lisura no processo de doação e transplantes.

Maria Machado pontuou ainda que há necessidade de avanços para que o Estado atinja as metas relativas a esse tipo de serviço.

Também estiveram presentes na ocasião o coordenador do Serviço de Verificação de óbito (SVO), Danilo Cardoso Ourique; a enfermeira coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Rosemere Erlacher; e o enfermeiro coordenador da CIHDOTT do hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), Thiago Martins. 

O que é transplante de órgãos?

É um procedimento cirúrgico regulamentado por lei, no qual um órgão ou tecido doente é substituído por outro saudável, que tem por objetivo melhorar a qualidade de vida. Para isso, é preciso que haja doadores – vivos ou mortos.

O transplante é um tratamento efetivo para muitas doenças e, eventualmente, se torna a única opção terapêutica. 

Transplantes de órgãos realizados

Órgão

2018 (jan – dez)

2018 (jan – ago)

2019 (jan – ago)

Córnea

261

191

160

Rim (falecido)

47

36

47

Rim (vivo)

20

14

19

Fígado

25

19

18

Coração

10

8

8

Medula óssea

36

19

45

Fila de espera (25 de setembro de 2019)

Coração 04

Córneas 226

Fígado 31

Rim 952

Recusa familiar

A coordenadora da Central de Transplantes do Espírito Santo, Maria Machado, comentou que o índice de recusa familiar no Estado é o principal empecilho ao avanço dos transplantes, chegando a aproximadamente 60%.

De janeiro a agosto de 2018, foram realizadas 54 entrevistas familiares e destas, 21 recusaram a doação; no mesmo período em 2019 foram entrevistadas 86 famílias e 47 recusaram a doação para múltiplos órgãos.

“É importante inserir o tema nas discussões em família, para que o assunto seja conversado abertamente entre as pessoas e que seja manifestado aos familiares o desejo de ser um doador”, explicou a coordenadora.

Servidores da Sesa realizam ação do Setembro Verde

Vestidos com a camisa da campanha deste ano, os servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) se reuniram no hall da sede na Enseada do Suá, em Vitória, para realização de um ato alusivo ao Setembro Verde.

A ação aconteceu na manhã desta sexta-feira (27), Dia Nacional da Doação de Órgãos, e contou ainda com a presença da equipe da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES).

A fala do subsecretário de Estado de Planejamento e Transparência da Saúde, José Tadeu Marino, que destacou sobre a importância desse gesto de amor, e agradeceu a Deus pelas famílias que doam, mesmo em um momento de dor.

“Gostaria de fazer aqui a oração do Pai Nosso, que é uma oração ecumênica, para agradecer a Deus por todas as famílias que praticaram esse gesto, e para que outras pessoas possam ter a consciência da importância da doação de órgãos”, disse.

Após a oração, os servidores montaram um coração gigante para marcar a data.

Serviços transplantadores no Espírito Santo

Atualmente, são realizados no Espírito Santo transplantes de coração, fígado, pâncreas, rim, córnea/esclera, medula óssea autólogo e medula óssea aparentado. Existem no Estado sete serviços habilitados para realização desses procedimentos, sendo cinco deles por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e quatro particulares, no entanto, todo o processo de notificação, captação e doação de órgãos é feito pelo SUS.

- Hospital Meridional: coração, fígado e rins;

- Hospital Evangélico de Vila Velha: coração, rim e córnea;

- Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam): córnea;

- Centro de Cirurgia Ocular do Espírito Santo (Cecoes): córnea (procedimento por convênio particular);

- Instituto de Olhos do Espírito Santo (IOES): córnea (procedimento por convênio particular);

- Instituto Oftalmológico Santa Luzia: córnea (procedimento por convênio particular);

- Hospital Mata da Praia: córnea (procedimento por convênio particular).

Já os bancos de olhos que realizam a captação de córneas estão localizados no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam), que realiza a captação de córneas em Vitória, e no Hospital Evangélico de Vila Velha, que faz a captação de córneas nos demais municípios do Espírito Santo.

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard