Sesa investe na compra de novas câmaras de refrigeração para municípios capixabas

Chegaram ao Espírito Santo 20 novas câmaras de refrigeração para o armazenamento e conservação de vacinas adquiridas pela Secretaria da Saúde (Sesa). Desse total, 18 câmaras serão doadas a municípios capixabas para ampliar e modernizar a Rede de Frio local. Os equipamentos têm capacidade de armazenamento de 500 litros e possuem temperatura regulável mínima de 2°C e máxima de 8°C.
Os municípios que vão receber as câmaras de refrigeração são: Águia Branca, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz (Saúde Indígena), Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Ibatiba, Itaguaçu, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Mimoso do Sul, Nova Venécia, Sooretama e Vila Valério. O investimento total é de R$ 262 mil.
De acordo com a referência técnica do Programa Estadual de Imunizações (PEI), Danielle Grillo, a doação vai ao encontro das estratégias desenvolvidas pela Sesa em garantir o alto padrão de qualidade nos serviços de vacinação de todo Estado, para assim, poder contribuir também na melhoria de ações de imunizações e nas coberturas vacinais. “Realizamos um trabalho de levantamento dos municípios, junto às Superintendências de Saúde, e a partir do diagnóstico selecionamos esses 18 municípios com pactuação da doação em Comissão Intergestores Bipartite”, explicou.
Pactuado em CIB pela Resolução N°255/2024, os municípios que receberem as câmaras por doação terão que, em contrapartida, comprometer-se com a contratação de empresa especializada para manutenção preventiva e corretiva do equipamento. As outras duas câmaras serão destinadas para compor a Rede de Frio Estadual e o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE). As entregas de doação devem acontecer a partir deste mês, após finalização da tramitação dos processos de doação.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos