05/12/2019 19h17

Sesa inicia treinamentos de capacitação para e-SUS Atenção Básica

A Secretaria da Saúde (Sesa) iniciou os treinamentos para a capacitação do programa e-SUS Atenção Básica (AB), um dos componentes do Projeto e-Saúde do Governo do Estado, que visa a agilizar, inovar e qualificar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do Espírito Santo, por meio da implantação do sistema de prontuário eletrônico para a atenção primária em saúde.

Na tarde desta quinta-feira (05), os municípios de Vila Velha e Marechal Floriano participaram da capacitação promovida pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), com a operação da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI).

Para este primeiro momento de treinamento, segundo o gerente de Tecnologia e Informação da Sesa, Marcio Merçon, foram levados em consideração a rede de informatização e a não utilização de outro prontuário, como critérios de seleção dos municípios.

“Dos 78 municípios, 65 fizeram adesão ao programa. A meta é que este ano possamos capacitar 17 deles, e que até 2023 todos estejam participando e já capacitados. Para este primeiro momento, utilizamos critérios em relação à informatização, com municípios que têm unidades básicas informatizadas e que não estejam utilizando outro sistema de prontuário no momento”, explicou o gerente de Tecnologia da Sesa.

De acordo com a consultora técnica Vanessa Lora, no Espírito Santo optou-se por usar um sistema público, gratuito e desenvolvido para a Atenção Primária, que foi feito pelo Ministério da Saúde para os municípios utilizarem. “Diferentemente de outras realidades nacionais, estamos empregando uma versão multimunicipal no Estado do Espírito Santo, onde os municípios poderão acessar o sistema que estará hospedado no Prodest. E no momento, iniciamos os treinamentos com as referências municipais e regionais”, disse Vanessa Lora.

O e-Saúde, do qual o e-SUS AB faz parte, compõe, por meio da informação em saúde, o Programa de Qualificação da Atenção Primária (Qualifica APS), realizado pelo ICEPi e integra o grupo de projetos prioritários do Governo do Estado para a área da saúde, sendo acompanhado diretamente pelo governador Renato Casagrande e pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes. Já participaram da capacitação os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Iúna, Irupi, Ibitirama, Rio Novo do Sul e Atílio Vivácqua.

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
asscom@saude.es.gov.br