10/03/2021 12h23

Sesa inicia ação prioritária de supervisão relacionada às Boas Práticas de Vacinação

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da equipe do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, iniciou, nesta terça-feira (09), nos municípios da Grande Vitória, uma ação prioritária de supervisão relacionada às Boas Práticas de Vacinação.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, o objetivo da ação é avaliar se as equipes municipais, responsáveis pela imunização, estão cumprindo as normas e procedimentos para vacinação, ou seja, as boas práticas relacionadas à aplicação, armazenamento e conservação das vacinas.

“O trabalho de supervisão das salas de vacinas é uma atividade de rotina do Programa Estadual de Imunizações, entretanto, é realizada por amostragem, uma vez que a responsabilidade quanto às equipes de vacinação é dos municípios. O papel do Estado é assessorá-los tecnicamente com esta ação. Neste momento, devido ao número maior de salas de vacinas e população, a ação está focada na Grande Vitória, disse a coordenadora Danielle Grillo.

Cronograma da ação nos municípios:

Vila Velha:
Data: 09/03 (terça-feira)
Local: Unidades de Saúde dos bairros Jaburuna, Vila Nova e São Torquato.

Cariacica:
Data: 10/03 (quarta-feira)
Local: Unidades de Saúde dos bairros Itaquari, Santa Fé, Nova Rosa da Penha e Cariacica Sede.

Vitória:
Data: 11/03 (quinta-feira)
Local: Unidades de Saúde dos bairros Maruípe, São Pedro, Forte São João e República.

Serra:
Data: 11/03 (quinta-feira)
Local: Unidades de Saúde dos bairros de Fátima, Serra Sede e Barcelona.

Viana:
Data: 15/03 (segunda-feira)
Local: Unidades de Saúde dos bairros Marcílio de Noronha, Vila Bethânia e Viana Sede.

Guarapari:
Data: 16/03 (terça-feira)
Local: Unidades de Saúde de Setiba, Perocão, Kubitscheck e Centro.

Equipe técnica do Programa Estadual de Imunizações responsável pela ação

Enfermeiras: Daniela Câmara Vieira dos Santos, Sonya Cristina Plácido e Tânia Mara Ribeiro.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais
asscom@saude.es.gov