22/01/2021 16h55

Sesa implanta Sistema de Gestão Acadêmica

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), está implantando o Sistema de Gestão Acadêmica (SGA). O sistema automatizado tem como objetivo fortalecer a estrutura tecnológica da gestão da Educação em Saúde e da gestão da Inovação em Saúde da Sesa, sob a responsabilidade do ICEPi, com modernização, agilidade e acesso às informações em tempo real.

O Sistema de Gestão Acadêmica é um sistema tecnológico desenvolvido com a finalidade de gerenciar e controlar as ações de qualificação, formação e educação permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

Para a instituição do sistema, o ICEPi conta com o apoio científico e tecnológico do Laboratório de Inovação em Saúde (Lais), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), na discussão, desenho, implantação e treinamento para a utilização do sistema.

De acordo com o gerente de Ensino do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde, Luiz Cláudio Silva, o treinamento para uso do Sistema de Gestão Acadêmica teve início nessa quinta-feira (21), na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), para as equipes administrativas da Secretaria Acadêmica do ICEPi. Em seguida, será para os supervisores do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), para as equipes de preceptores, tutores e docentes do Programa em Residência em Saúde e também para uso dos demais projetos do ICEPi.

“Todas as áreas da Sesa que desenvolvem programas de qualificação e capacitação serão beneficiadas com o acesso ao Sistema de Gestão Acadêmica. A nossa expectativa é de que até março todos estejam aptos a utilizarem o sistema”, informou Luiz Cláudio Silva.

Benefícios do uso do Sistema de Gestão Acadêmica (SGA)

- Automatização dos processos internos do Instituto Capixaba de Ensino Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), facilitando o monitoramento e a avaliação do dia a dia acadêmico;

- Melhoria dos serviços de atendimento aos servidores e à sociedade capixaba;

- Redução dos custos operacionais, já que substitui fluxos impressos e manuais por funções automáticas;

- Agilidade na comunicação, padronização e automação dos processos e minimização de erros e perdas de informações no que se refere à gestão acadêmica;

- Monitoramento e avaliação, com indicadores e gráficos mostrando o desempenho de cada qualificação, formação e educação permanente oferecidas;

- Gerenciamento escolar: inscrição, acompanhamento e certificação das qualificações, formações e educações permanente;

- Compartilhamento de conhecimento e experiências dos profissionais envolvidos neste projeto e os interessados, entre outros.

ICEPi

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) é responsável pela gestão da Educação em Saúde e da gestão da Inovação em Saúde da Secretaria da Saúde (Sesa). Com ele, a Sesa passa a investir de maneira robusta na qualificação e modernização das práticas de cuidado da rede própria e no apoio aos municípios, criando um amplo movimento de formação de serviço de Médicos de Família e Comunidade, de especialistas em saúde, e projetos de Inovação em Saúde.

O Instituto tem como objetivo reestruturar e fortalecer as gestões estaduais e municipais que compõe o Sistema Único de Saúde (SUS), atuando na resolução e na qualificação do cuidado em saúde, para ampliar o acesso da população. Um dos pilares do ICEPi é a Educação Popular em Saúde.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard