20/09/2019 18h03

Sesa dá informações e apresenta serviços na segunda edição do Reconecta

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apresenta os serviços de reabilitação física e informações à segurança ao trabalho das pessoas com deficiência (PCD) na segunda edição da Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade, o Reconecta. O evento começou na última quinta-feira (19) e segue até este domingo (22), no Boulevard Shopping Vila Velha.

O trabalho da Sesa conta com a presença da equipe do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), que mostra os serviços como o trabalho ambulatorial de reabilitação, o Polo de Audiologia e os serviços da Unidade de Trabalho de Próteses e Órteses.

“O Crefes abrange todo o Estado e é uma oportunidade de divulgar o nosso trabalho e mostrar que é possível ter acesso a um serviço que garante o acompanhamento integral do paciente e a possibilidade de tratamento e inclusão”, informou a assistente social do Polo de Audiologia do Crefes, Sabrina Lucia.

Além do Crefes, a equipe do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Nevisat), também está presente em um estande para informações sobre trabalho e inclusão, com dicas para adequação do ambiente de trabalho e segurança do trabalhador com deficiência.

Segundo a assistente social do Nevisat, as informações se fazem importantes também para o conhecimento dos empregadores das PCD. “Estamos falando da importância, da adequação dos ambientes de trabalho às pessoas com deficiência. Ampliando e divulgando essa informação para não somente atingir às PCD, mas também os empregadores”.

Organizado pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) em parceria com diversos órgãos públicos, instituições, entidades, conselhos que atuam na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e entes da iniciativa privada, o Reconecta é gratuito e estará aberto ao público das 10h às 22h na sexta e no sábado, e das 15h às 19h no domingo.

Pacientes do Crefes visitam o Reconecta

Pacientes internados em processo de reabilitação no Crefes conheceram e participaram do Reconecta na manhã desta sexta-feira (20).

A terapeuta ocupacional do Centro, Elem Guimarães, acompanhou o grupo e falou sobre a presença dos pacientes e da importância do evento para eles. “Trouxemos para conhecer e também para que eles possam resolver alguma pendência, caso tenham, e ver questão de documentos ou cadastros para emprego. Eles estarem aqui é uma forma de inclusão social”.

Internado há dois meses, o jovem Jonathan Braga, de 18 anos, aproveitou a manhã para conhecer o ambiente e estar a par das novidades para as PCD. “É a primeira vez que venho ao Reconecta. E é bom que tenha esse tipo de evento, pois passamos a conhecer mais sobre os serviços e aprender também, pois quero conhecer todas as novidades”.

A administradora Elisangela Gonçalves, que também esteve pela primeira vez no evento, aproveitou para fazer uma sessão de acupuntura. “Me falaram que o tratamento tem uma relação muito boa para a minha condição. Como estou aqui e tenho essa oportunidade, vou aproveitar”, declarou.

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes

(27) 3347-5642 / 3347-5643

asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard