18/03/2019 15h44

Servidores do Estado iniciam Especialização em Administração Pública

Nove servidores do Governo do Estado deram início a uma nova etapa de desenvolvimento profissional. No último sábado (16), o grupo participou da aula inaugural que marcou o início do curso de Especialização em Administração Pública oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), em Colatina.

A abertura oficial das atividades reuniu os 40 alunos aprovados no processo seletivo realizado pela instituição no início deste ano. A oferta do curso contou com a parceria da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), que garantiu nove vagas exclusivas a profissionais do Estado.

Estiveram presentes na aula inaugural a diretora-presidente da Esesp, Nelci Gazzoni; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do Ifes, André Romero da Silva, o diretor de Pós-graduação, Pedro Leite Barbieri; e o diretor do Campus de Colatina, Octavio Cavalari Junior, além de membros da equipe de trabalho do curso de Especialização.

Durante o evento, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do Ifes agradeceu a parceria com a Esesp para a oferta da nova turma. “Esse trabalho em conjunto é fundamental para a evolução da Administração Pública. O nosso interesse é trabalhar junto com o Estado para a capacitação dos servidores, garantindo os resultados que a gente deseja alcançar”, disse André.

Oportunidade

Os profissionais beneficiados pelas vagas classificaram a iniciativa como “uma excelente oportunidade”. Esse é o caso, por exemplo, do servidor Rodrigo Ramalho. Desde 2012, Rodrigo atua no serviço público atualmente trabalha no setor de Recursos Humanos do Instituto de Obras Públicas do Estado do Espírito Santo (Iopes).

De acordo com ele, integrar a turma de especialização traz, minimamente, três benéficos para sua vida. “É uma ótima chance de aprendizado que me ajuda a crescer pessoalmente, trará conhecimentos que eu conseguirei aplicar no meu dia a dia para a melhoria da gestão e ainda pode me ajudar com pontos para um processo de progressão de carreira”, pontuou.

Há 10 anos, a servidora Rosana Jordem ocupa o cargo de Procuradora da Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (JUCEES). Para ela, a união de forças entre a Esesp e o Ifes proporciona um estímulo importante para a qualificação do capital humano da Administração Pública Estadual.

“A Especialização tem o intuito de preparar os servidores para utilizar técnicas e ferramentas gerenciais, otimizando resultados e tornando a organização pública mais eficiente. Foi com esse objetivo que decidi participar do processo seletivo e, depois de aprovada, dar início a essa pós-graduação. Ao final do curso, espero estar apta a agregar valor à estrutura administrativa do Estado”, explicou Rosana.

A diretora-presidente da Esesp destacou que essa é a primeira etapa de uma parceria que precisa ser ampliada. “O nosso interesse é manter essas relações de proximidade com o Ifes para garantir o constante processo de formação continuada. Com isso, conseguiremos unir a produção acadêmica à prática cotidiana das instituições para gerar serviços cada vez mais efetivos”, completou Nelci.

Assessoria de Comunicação da Esesp

Renan Correia Chagas