08/03/2019 13h07

Servidora da Seger tem mais de 45 anos de serviço público no Estado

Rita do RH, Ritinha ou tia Rita - é assim que a servidora Rita de Cássia Siqueira Vianna é chamada na Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). O gesto demonstra o carinho, a admiração e o respeito dos colegas de trabalho, além da referência pelo bom serviço prestado, há mais de 30 anos, no Grupo de Recursos Humanos da pasta.

Capixaba da gema, Rita ingressou cedo no serviço público estadual. Em 1974, quando tinha 18 anos, trabalhou na Secretaria de Estado da Educação (Sedu), onde permaneceu por sete anos. Em seguida, contribuiu com seu trabalho no Instituto de Previdência dos Servidores do Espírito Santo (IPAJM). Até que, em 1982, passou em concurso público e foi nomeada para o cargo de oficial administrativo no governo.

Ao todo, são mais de 45 anos de serviço público dedicado ao Estado. Nesse período, Rita presenciou muitas mudanças, inclusive na própria Seger: “Quando cheguei o nome da Secretaria era Sear. Depois mudou para Searp. Em seguida, Seplog. E, por fim, ela foi dividida em SEP e Seger”, explicou a servidora.

O tempo de casa também proporcionou à ela muitos amigos para a vida: “Conheci diversos secretários e secretárias de Estado, distintas personalidades, além de inúmeros colegas das mais variadas áreas da Secretaria. Alguns permaneceram, outros não. Mas todos que passaram deixaram sua marca em meu coração e ainda mantemos contato”, disse.

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Rita é solteira, tem 63 anos e não tem filhos. Para ela, as mulheres têm de ser donas de si e não precisam se enquadrar em padrões estabelecidos pela sociedade.

“De vez em quando me perguntam ‘Por que você não casou ou teve filhos?’, como se fosse algo errado. Mas, acredito que isso é uma escolha e não uma regra a ser seguida. Sou muito feliz solteira. Nunca dependi de um parceiro, sustento minha casa sozinha e não me sinto frustrada por isso. Não tenho filhos, mas vivi e vivo toda experiência de uma mãe ao cuidar dos meus sobrinhos”, destacou.

Após todos esses anos de trabalho e dedicação, a servidora já se prepara para despedir dos colegas de trabalho e curtir a aposentadoria. “Me despeço da Administração Pública certa de que dei o meu melhor, não apenas pelos Órgãos onde passei, mas por toda população capixaba. Agarrei cada oportunidade que a vida me proporcionou e sou enormemente grata a Deus, por guiar meus passos, e aos meus colegas, por todo apoio”.

Às mulheres, Rita deixa uma mensagem. “A competência, sagacidade e a luta foram fatores cruciais que nos levaram a conquistar espaço, respeito e a sonhar mais, e cada vez mais alto. Hoje a mulher está em todas as áreas, desde o parto dá vida à Presidência de um País. Por isso, é importante continuar persistindo por nossos sonhos e objetivos. Posso afirmar que seguirei minha vida me sentindo realizada como servidora pública, amiga, membro de uma família que amo e, acima de tudo, como mulher”, declarou.

Texto: Vitor Possatti

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação Seger

Vitor Possatti Rodrigues

vitor.rodrigues@seger.es.gov.br

Pedro Sarkis

pedro.sarkis@seger.es.gov.br  

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard