25/03/2022 17h29

Serra recebe campeonatos Pan-Americano e Sul-Americano de Cross Country

O município da Serra recebe, neste domingo (27), os campeonatos Pan-Americano e Sul-Americano de Cross Country, competição que será realizada em um circuito de dois quilômetros no Condomínio Alphaville Jacuhy, na Rodovia do Contorno, Km 278 (BR-101), das 7h às 12 horas. A disputa conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), por meio do programa de Chamamento Público, com o aporte no valor de R$ 122 mil.

O evento, que tem organização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação Capixaba de Atletismo (Fecat), terá transmissão ao vivo pelo canal da CBAt no YouTube e contará com a presença do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), o capixaba Paulo Wanderley. Os ex-atletas olímpicos Ronaldo da Costa e Vanderlei Cordeiro de Lima também vão marcar presença.

No total, as disputas reunirão 391 participantes: 91 nas competições internacionais e 300 nas provas destinadas para crianças, jovens e adultos amadores. As duas competições receberam inscrições de atletas do Canadá, México, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, além do Brasil.

“É um grande orgulho para o nosso Estado receber uma competição desse porte. Será o primeiro Pan-Americano de Cross Country que vai acontecer no Brasil. E será justamente aqui no Espírito Santo. Esse é o grande objetivo do nosso programa de Chamamento Público, investir em grandes eventos, mostrando todo o potencial esportivo que o nosso Estado tem e incentivando a nossa população a cada vez mais praticar o esporte”, destacou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu.

O presidente da Fecat, André Schieck fez questão de agradecer a parceria do Governo do Estado, por meio da Sesport, para a realização da competição. “O aporte que recebemos por meio do Chamamento Público foi de extrema importância para a realização do evento. Além de ser o primeiro Pan-Americano que acontece no Brasil, esta será uma das primeiras competições sul-americanas da modalidade em que crianças e amadores vão poder participar juntos”, comentou André Schieck.

Chamamento Público

O Chamamento Público concede apoio financeiro para que associações e federações organizem ou participem de eventos esportivos no Espírito Santo. O processo seletivo 2021/2022 foi concluído com mais de 70 projetos de 35 entidades distintas habilitados para receber recursos, com um investimento de R$ 1,3 milhão.

Assessoria de Comunicação da Sesport
Denys Lobo / Rodolfo Mageste