16/07/2010 22h20 - Atualizado em 24/01/2019 13h03

Seminário prepara plano para desenvolvimento do agroturismo capixaba

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), por meio do Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais (APL), realizou, na tarde desta sexta-feira (16), no município de Afonso Cláudio, o seminário Plano de Desenvolvimento Preliminar (PDP) do Agroturismo das Montanhas Capixabas para o período 2011-2014.

A atividade integra a programação da Feira de Agroturismo das Montanhas Capixabas, que acontece até o próximo domingo (18), também em Afonso Cláudio. A feira acontece anualmente e é uma parceria dos nove municípios que integram a Região Serrana (Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante).

O seminário Plano de Desenvolvimento Preliminar (PDP), promovido em parceria com o Sebrae e com a Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures), foi coordenado pelo Gerente de Arranjos Produtivos da Sedes, Francisco Ramaldes, e contou com a presença de proprietários rurais, secretários de turismo dos municípios, coordenadores de circuitos turísticos, pequenos empresários e empreendedores do agroturismo capixaba. Todos com o objetivo de sistematizar as principais estratégias e ações para o incremento dessa modalidade turística nas montanhas do Estado.

Segundo Francisco Ramaldes, os investimentos em agroturismo precisam ser fortalecidos para o desenvolvimento sustentável das localidades. “É preciso entender que um arranjo produtivo não é uma instituição. Está mais relacionado a um modo de agir, à consciência e ao espírito coletivo, em prol da otimização dos esforços e do desenvolvimento integrado. Somente assim o setor poderá avançar”, destacou.

O PDP é um instrumento que sistematiza as principais necessidades para o desenvolvimento do arranjo produtivo, definindo as ações mais importantes, identificando os desafios, as oportunidades e os potenciais parceiros de forma a otimizar atividades e recursos.

Para o empreendedor de Afonso Cláudio e representante do Agrotures, Jorge D’ávila Saiter, o evento foi importante para a troca de informações e para a integração regional, que impulsiona o desenvolvimento local. “Nesse tipo de evento, geramos organização. Com essa troca de experiências, elevamos nossa autoestima. O agroturismo mexe muito com isso, ele mostra que estamos construindo algo importante, comprometido com a melhoria do município e da região. Há três anos começamos a discussão com apenas três empreendedores. Hoje, somos 28 e tem muita gente querendo entrar”, vibrou.

Outro empreendedor empolgado com a construção do PDP é Maurício Magnago. Ele, que é proprietário do Sítio dos Palmitos e representante da Associação Turística de Pedra Azul (APTA), ressaltou que envolvimento das pessoas e instituições na busca por soluções conjuntas é fundamental para o desenvolvimento da região. “Com essa organização de ideias, vamos nortear e priorizar ações – desde a sinalização e padronização de acesso às propriedades até a emissão de notas fiscais e outros itens fundamentais para o sucesso dos negócios”.

Os próximos passos para a formatação do Plano de Desenvolvimento Preliminar do arranjo produtivo de agroturismo nas montanhas capixabas é a formação de um grupo técnico que irá compilar e validar as sugestões com cada circuito, com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), com o Agrotures e com o Sebrae. A partir de então, o documento estará pronto para nortear as ações dos municípios e dos empreendedores, colaborando para a interiorização do desenvolvimento no Espírito Santo.

Vagner Bissoli
vagnerbissoli@sedes.es.gov.br