16/05/2017 16h04

Seminário Nacional de Grandes Barragens acontece em Belo Horizonte

 

Questões ambientais, econômicas e aspectos ligados à segurança física de barragens. Esse é o foco do XXXI Seminário Nacional de Grandes Barragens, que começou nesta segunda-feira (15), em Belo Horizonte (MG). A chefe da Seção de Recursos Hídricos e Solos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Ahnaiá Zanotelli Dias da Silva, participa do encontro, que segue até quinta-feira (18), reunindo os profissionais, as empresas e entidades privadas e públicas, que concebem, projetam, constroem e operam barragens e obras de infraestrutura destinadas ao aproveitamento dos recursos hídricos nacionais.

“Enfrentamos recentemente uma crise hídrica e a construção de barragens tem sido um pilar levantado pelo Governo do Espírito Santo para minimizar os efeitos da estiagem e aumentar a reservação de água no Estado. É importante nos apropriarmos sobre como este tema tem sido tratado no restante do país, conhecer experiências exitosas e compartilhar os avanços que obtivemos também”, disse Ahnaiá.

O evento é promovido pelo Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB) e acontece juntamente com o IV Simpósio Internacional de Barragens de Enrocamento, uma parceria entre o Brasil e a China, e o II Seminário de Gestão de Riscos e Segurança de Barragens de Rejeitos.

 

Visita técnica

 

Na quinta-feira (18), os participantes realizarão visita técnica à Usina Hidrelétrica de Três Marias. Inaugurada em 1962, a barragem tem 2.700 metros de comprimento e forma um reservatório de 21 bilhões de metros cúbicos de água, a 2.221 km acima da foz do rio. Considerada de grande importância para o Brasil , a energia gerada pela usina é entregue ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

 

Idaf

 

O Idaf desenvolve um trabalho de parceria com os demais órgãos, dando o suporte naquilo que lhe compete, como o licenciamento ambiental das barragens. Com a publicação do Decreto nº 3623-R, em 2014, instituindo a dispensa de licenciamento para barragens menores, registrou-se um aumento de 128% no número de empreendimentos regularizados em todo o Estado.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro

Tel.: (27) 3636-3774

comunicacao@idaf.es.gov.br

www.idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard