Sementes abre edital para parceiros, apoiadores e investidores
.jpg?v=638827511565124260)
O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), está com edital aberto de chamamento público para o credenciamento de parceiros para o Programa Sementes.
Com foco no fortalecimento do ecossistema de inovação e no desenvolvimento socioeconômico da Bacia do Rio Doce, o programa irá acelerar 50 startups em municípios estratégicos como Colatina, Linhares, Aracruz, Serra, Fundão, São Mateus, Conceição da Barra, Baixo Guandu e Marilândia. A iniciativa convida instituições, empresas e investidores a se unirem a essa jornada transformadora.
Como funciona a parceria
O edital está aberto para três tipos de parceiros:
- Parceiros Investidores: como fundos, empresas de capital de risco e investidores-anjo interessados em oportunidades de crescimento e participação ativa em rodadas de investimento com as startups aceleradas.
- Parceiros Fornecedores e Estratégicos: instituições que podem ofertar mentorias, consultorias, capacitações e infraestrutura — gratuitamente ou com condições especiais — contribuindo diretamente com o desenvolvimento dos empreendimentos.
- Parceiros de Divulgação: organizações que desejam ampliar a visibilidade do programa e promover suas ações em redes sociais, eventos e canais de mídia.
O credenciamento é gratuito, voluntário e poderá ser feito ao longo da vigência do programa, com duração estimada de 12 meses. Basta enviar um e-mail para sementesdoriodoce@secti.es.gov.br com o assunto "Parceria Investidor”, Parceria Fornecedor e Estratégico” e/ou “Parceria Divulgação”.
Vantagens em apoiar o programa
- Além de contribuir para o fortalecimento de negócios inovadores em territórios impactados, os parceiros terão:
- Visibilidade destacada nos materiais de comunicação;
- Acesso direto a tecnologias emergentes e talentos inovadores;
- Participação em eventos exclusivos de networking;
- Oportunidade de co-criação de workshops e ações do programa;
- Certificação oficial de participação e reconhecimento institucional.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI), Bruno Lamas, destaca o impacto positivo dessa articulação. "O Sementes é mais do que uma política pública de fomento à inovação, ele é um convite à transformação coletiva. Ao credenciar parceiros, queremos formar uma rede forte e comprometida com o desenvolvimento sustentável da região. Quem apoia o Sementes, planta o futuro da inovação no Espírito Santo."
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 99695-8959 ou no site https://secti.es.gov.br/Media/Secti/2025/SEMENTES/Edital_de_Parceiros_Programa_Sementes_do_Rio_Doce.pdf
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secti
Bernardo Barbosa
(27) 3636-1806 / (27) 9 8829-2953
Comunicação Sementes do Rio Doce
Claudia Sabadini
(28) 99959-5145