Semana Estadual no Espírito Santo mobiliza dezenas de jovens contra o extermínio

Ao longo da última semana, mais de 60 atividades foram realizadas dentro da programação da Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens, envolvendo milhares de participantes em uma programação diversificada. Os eventos aconteceram em Centros de Referência das Juventudes (CRJs), escolas, universidades e no Instituto Federal, alcançando jovens de diversas regiões capixabas.
Um dos pontos altos da programação foram as simulações da Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), que reuniram e engajaram muitos jovens no exercício do diálogo e da diplomacia sobre o tema. Além disso, a semana contou com rodas de conversa, exposições, caminhadas e uma mostra de arte, todas focadas em oportunidades de diálogo e aprendizado.
A abertura oficial teve a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, e foi marcada pelo lançamento de diversas políticas públicas cruciais para a juventude.
O subsecretário de Políticas para Juventudes, Jiberlandio Miranda, enfatizou a importância do engajamento dos jovens e das novas ações do governo. "Com uma programação diversificada, as atividades alcançaram um expressivo número de jovens interessados no tema, que tiveram oportunidade de dialogar, aprender e sugerir ações que possam mudar esta realidade."
Entre as políticas públicas anunciadas, destacam-se o terceiro ciclo do Programa de Empregabilidade e Qualificação Profissional para Jovens Capixabas (Empregajuv); o Datajuves, documento que centraliza informações sobre a realidade das juventudes capixabas, oferecendo subsídio para a criação de novas políticas, o Selo Social Empresa Parceira das Juventudes, iniciativa que visa reconhecer e incentivar empresas que promovam a profissionalização e a contratação de jovens de 15 a 29 anos como também o Edital de Boas Práticas em Políticas para as Juventudes que premiará iniciativas elaboradas e realizadas na área de abrangência do Programa Estado Presente Segurança Cidadã.
A atividade foi uma realização da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Subsecretaria de Políticas para Juventudes, em parceria com o Conselho Estadual da Juventude (CEJUVE).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da SEDH
Simone Diniz
(27) 3134-1414
comunicacao@sedh.es.gov.br