09/12/2025 17h06

Sejus inicia doação de roupas do Projeto Estilo Livre para ações natalinas

Nessa segunda-feira (08), a Secretaria da Justiça (Sejus) iniciou a doação de roupas do Projeto Estilo Livre às instituições religiosas que atuam de forma voluntária nas unidades prisionais do Espírito Santo. São sete mil peças que serão direcionadas às igrejas para ação solidária de Natal em seus municípios.

A entrega vai atender 26 denominações religiosas das regiões Norte e Noroeste, entre elas, Colatina, São Mateus, Linhares, Barra de São Francisco, São Domingos do Norte e Aracruz.

O projeto Estilo Livre transforma roupas apreendidas pela Receita Federal em peças prontas para doação, após passarem por um processo de descaracterização. As roupas são preparadas na fábrica de costura do Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC), onde internas participam de frentes de trabalho voltadas ao aprendizado profissional e à ressocialização.

“A Sejus partilha com cada instituição religiosa o compromisso de acolher e de estender a mão a quem mais precisa, especialmente em um período tão simbólico como o Natal. As peças foram descaracterizadas na unidade prisional, recebendo a etiqueta do projeto Estilo Livre. Todo esse material ganha um novo significado ao ser destinado às ações solidárias das igrejas. Há uma comoção maior nesta época do ano, e a nossa iniciativa representa uma forma de levar esperança para dentro e fora das unidades prisionais”, disse o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco.

A entrega foi realizada na sede da Igreja Batista em Colatina. “É com grande satisfação que a Primeira Igreja Batista em Colatina recebe a doação de roupas da Secretaria da Justiça (Sejus) do Espírito Santo. As peças serão organizadas para distribuição responsável. Essas doações serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social, moradores de comunidades atendidas pela igreja e pessoas em situação de rua.  As ações solidárias que a Igreja promove são em parceria com lideranças das comunidades locais, a fim de promover dignidade e cuidado integral. Dessa forma, a igreja reafirma seu compromisso com a justiça social e o amor ao próximo”, destacou Rogerio Augusta de Paula, pastor da Igreja Batista em Colatina, que recebeu 500 peças de roupas.

De acordo com a voluntária religiosa Maria Emília Paulo Cerutti, da Federação Espírita do Espírito Santo (FEEES), a doação será multiplicada em ações de solidariedade. A entidade recebeu mil peças de roupas para as unidades de Colatina e São Mateus.

“Antes de qualquer coisa, gostaríamos de agradecer muito a doação de roupas realizada pela Secretaria da Justiça. Vai ser muito importante para a nossa instituição, que trabalha intensivamente com ações sociais. Vamos fazer um bazar solidário, onde as pessoas poderão trocar as roupas por alimentos. Com isso, vamos multiplicar a ação social, destinando esses alimentos a projetos sociais nos municípios onde atuamos”, afirmou.

Na última semana, a primeira entrega do projeto beneficiou pessoas assistidas pelo Instituto Estrelar, com a doação de 640 peças de roupas. A iniciativa teve início após o recebimento de 96 toneladas de roupas apreendidas pela Receita Federal por importação ilegal.

A parceria entre a Sejus e a Receita Federal não apenas garantiu uma destinação socialmente responsável às peças, como também evitou que milhares de roupas fossem descartadas, contribuindo para a sustentabilidade e redução dos impactos ambientais.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Paula Lima
(27) 3636-5732 / 99933-8195 / 99241-7856
imprensa@sejus.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard