09/04/2024 15h02

Segunda edição do Sílabas & Sons traz Zezé Motta para o Parque Cultural Casa do Governador na próxima terça-feira (16)

A segunda edição do programa Sílabas & Sons em terras capixabas traz para o Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, a atriz e cantora Zezé Motta. O encontro acontece na próxima terça-feira (16), às 19h30, com um bate-papo musical conduzido por Júlio Diniz, pesquisador e professor decano da PUC-Rio.

Durante o papo-bate, Zezé Motta compartilha com o público detalhes de sua trajetória de vida e profissional, além de interpretar grandes sucessos da MPB com a sua voz inconfundível. A programação da noite conta ainda com a participação da Orquestra Jovem Capixaba.

Os ingressos podem ser retirados gratuitamente pela plataforma Sympla. O Sílabas & Sons incentiva a ação solidária de doação de 1kg de alimento não perecível por participante, destinado às entidades sociais de atendimento a crianças e adolescentes de Vila Velha.

Realizado pela Aurum Produção e Eventos, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, viabilizado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura (Minc), o Sílabas & Sons conta com parceria dos governos do Espírito Santo e de Minas Gerais.

Convidada

A trajetória de Zezé Motta é marcante na história da cultura brasileira. Sua versatilidade como atriz, cantora e ativista reflete não apenas um grande talento, mas também um compromisso com questões sociais importantes. Desde seus primeiros passos no teatro até sua consagração como uma das principais artistas do Brasil, enfrentou desafios e barreiras, sempre mantendo sua integridade e paixão pela arte. Sua interpretação icônica como Xica da Silva e sua contribuição para a música brasileira são apenas alguns exemplos do seu impacto duradouro.

Além disso, seu ativismo em prol da representatividade negra e da igualdade social é admirável e demonstra sua influência para além dos palcos e das telas. Zezé Motta não apenas brilh no cenário artístico, mas também inspir e capacita gerações de mulheres que lutam por reconhecimento e oportunidades.

Orquestra

Composta por diversos jovens e adolescentes, músicos em formação profissional, a Orquestra Jovem Capixaba já tem vasta experiência no mercado musical local. A iniciativa une a música de câmara e sinfônica com estilos urbanos, a exemplo do samba, rap, pop e funk, entre outros, sendo desenvolvida em áreas de vulnerabilidade social na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV).

A iniciativa conjunta da TonoBooks Produções Ltda e do Instituto Cultura Viva tem transformado a vida de crianças e adolescentes das principais comunidades da Grande Vitória, realizando diversos projetos com jovens e adolescentes sob a coordenação do presidente e maestro Eduardo Lucas, referência nacional em orquestras e ensino musical.

A Orquestra Jovem Capixaba une música de câmara e sinfônica a estilos urbanos (Foto: Divulgação)A Orquestra Jovem Capixaba une música de câmara e sinfônica a estilos urbanos (Foto: Divulgação) A Orquestra Jovem Capixaba une música de câmara e sinfônica a estilos urbanos (Foto: Divulgação)

Sílabas & Sons

Desde de 2022, o projeto já recebeu milhares de pessoas e promoveu encontros com renomados artistas e o público, como Zezé Motta, Toni Garrido, Leila Maria, Elisa Lucinda e Jorge Vercillo, no Museu Boulieu, em Ouro Preto, e no Museu de Mariana, rota do turismo histórico de Minas Gerais. No Espírito Santo, o projeto estreou em dezembro de 2023, com participação do cantor e compositor Danilo Caymmi, que lotou o Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, Vila Velha.

A cada encontro mensal, o Sílabas & Sons aproxima o público da trajetória de nomes consagrados a partir de um bate-papo descontraído entremeado de performances e canções. É um convite ao público para que se aproxime da trajetória desses artistas, suas histórias de vida, curiosidades sobre a carreira, revelando suas opiniões e valores, possibilitando o diálogo direto, dinâmico e produtivo com o público.

Ao contar com a mediação de Júlio Diniz, pesquisador, ensaísta e professor decano da PUC-Rio, o projeto tem como objetivo ampliar a compreensão da trajetória bem-sucedida, mostrando também o trabalho árduo que acontece por trás dessas carreiras, desmitificando muito da aura que cerca a profissão do artista.

Serviço:

Sílabas & Sons

Com Zezé Motta e Orquestra Jovem Capixaba

Quando: 16/04 (terça-feira)

Horário: às 19h30

Local: Parque Cultural Casa do Governador, Rua Santa Luzia, Praia da Costa, Vila Velha

Ingressos disponíveis na plataforma Sympla

O projeto incentiva a doação de 1kg de alimento não perecível por participante, destinado às entidades sociais de atendimento a crianças e adolescentes de Vila Velha.

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro