25/05/2022 11h33

Seger apresenta solução para desafio da área de Recursos Hídricos

A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), por meio do Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges), apresentou nesta terça-feira (24) o resultado da Oficina Solucionática para o desafio "Como podemos fomentar e monitorar a implementação dos programas, metas e ações dos Planos de Recursos Hídricos?". 

Promovida em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), a iniciativa capacitou servidores da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) quanto ao uso de métodos e ferramentas para solucionar o desafio enfrentado no órgão em que trabalham, com impacto para o cidadão. 

A oficina foi realizada nos últimos quatro meses e teve duração total de 170 horas. Nesse tempo, o grupo de servidores contou com o acompanhamento e mentoria de profissionais da Sempre Design, startup especializada na aplicação da metodologia de Ciclos de Experiência do Usuário (UX), para auxiliá-los no uso de abordagens e métodos inovadores e colaborativos. 

Como resultado da oficina, foi apresentado o protótipo de uma ferramenta on-line que soluciona o desafio da Agerh. Além de reunir informações sobre os Planos de Recursos Hídricos, a solução possibilitará a inserção e a atualização em tempo real de dados da implementação dos planos de gestão de bacias pelos responsáveis, e o acesso às informações pelos cidadãos. 

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, destacou as próximas etapas do trabalho: “Os servidores da Agerh, juntamente com profissionais do LAB.ges e da startup contratada, fizeram uma imersão no desafio, ouvindo o usuário para captar suas dores e, assim, desenvolverem uma solução no formato de protótipo. A partir de agora, a equipe estudará a possibilidade de recursos e parcerias para a implementação da ferramenta, buscando sempre adaptá-la às necessidades reais da agência, dos atores envolvidos e da sociedade”. 

Oficina 

A Solucionática é uma iniciativa do LAB.ges para resolver desafios de Governo do Estado, por meio de metodologias colaborativas para problemas complexos, envolvendo facilitadores. Tanto a equipe responsável pelo problema como usuários e cidadãos contribuem com suas percepções. Esta foi a 11ª oficina realizada.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard