12/09/2025 17h05

Sefaz realiza novos workshops sobre Nota Fiscal Fácil na região norte

Dando sequência ao ciclo de capacitações sobre o Nota Fiscal Fácil (NFF), a Secretaria da Fazenda (Sefaz) promoveu, nessas quarta-feira (10) e quinta-feira (11), workshops nos municípios de Linhares e São Mateus. As atividades reuniram lideranças locais e representantes de entidades parceiras, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes).

Em Linhares, cinco auditores fiscais da Subgerência Fiscal da Região Nordeste prestigiaram o encontro, reforçando o diálogo direto com produtores rurais e pescadores. Já em São Mateus — maior produtor de pimenta-do-reino do Espírito Santo e um dos principais do País —, o evento contou com a participação do auditor fiscal Amaziles Bergonzine, chefe da agência da Receita Estadual de São Mateus.

Os workshops também contaram com a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), destacando a relevância do aplicativo também para os microempreendedores individuais (MEIs) que atuam no Estado, assim como para os produtores rurais e pescadores, que utilizam o NFF para a emissão de notas fiscais diretamente do celular.

O auditor fiscal César Milagres ressaltou que a ferramenta é gratuita, de fácil utilização e tem contribuído para ampliar a formalização e simplificar a vida dos trabalhadores. “O NFF é um instrumento que promove a conformidade fiscal por meio de praticidade, segurança e a possibilidade de acesso a benefícios que só a formalização pode garantir”, afirmou.

Sobre o NFF

O aplicativo emissor nacional Nota Fiscal Fácil – NFF pode ser utilizado em smartphones com os sistemas Android e iOS. O uso do aplicativo gratuito dispensa a necessidade de adquirir um software emissor ou certificado digital, reduzindo custos para o produtor.

O módulo voltado aos produtores rurais, chamado Módulo Produtor Primário, permite a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e, modelo 55) e Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e, modelo 65).

Em caso de dúvidas sobre o aplicativo NFF, acesse o canal Receita Orienta, da Receita Estadual, para obter suporte e esclarecimentos: https://s1-internet.sefaz.es.gov.br/ReceitaOrienta/formulario

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Cintia Bento Alves
cintia.alves@sefaz.es.gov.br  

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard